Curitibinhas indicam livros da Casa de Leitura para crianças – Prefeitura de Curitiba/PR

 

As estudantes Sabrina Oliveira Bandeira, 8 anos, Alice Sinceiro de Oliveira, 8 anos, e Eduarda Cabanas Zimermann, 10 anos, são frequentadoras assíduas da Casa de Leitura Marcos Prado, no Alto Boqueirão. Com o hábito de explorar as prateleiras das áreas infantil e infantojuvenil da biblioteca, as três curitibinhas sugerem livros para a criançada de várias idades nesta semana do Dia das Crianças.

A escolha não foi fácil, visto que a Casa de Leitura Marcos Prado tem um acervo de 3,8 mil livros, entre eles, dois mil nas categorias infantil e infantojuvenil.

A casa fica dentro do Centro da Juventude Eucaliptos, que oferece atividades esportivas gratuitas, e as meninas visitam o local semanalmente, antes ou depois das aulas em que estão matriculadas.

“Venho aqui há três anos. Já perdi a conta de quantos livros li”, conta Sabrina. Débora fala que gosta de levar a leitura para casa e ler para a irmã mais nova, de 5 anos.

O gosto pelos livros, conta Alice, tem um empurrãozinho da família: a mãe é professora e incentiva o hábito. “E também tenho uma madrinha que gosta de me dar livros de presente.”

Portas abertas

A analista administrativa da Casa da Leitura Marcos Prado, Franciele da Cruz, explica que a maior parte do público do local é o infantil, muitas vezes incentivados por familiares leitores. Por isso, a casa sempre está arrumada para receber pessoas de todas as idades.

Os livros podem ser emprestados mediante cadastro e a devolução pode ser feita em qualquer uma das 17 Casas de Leitura de Curitiba. 

 

Indicações das leitoras

Sabrina Oliveira Bandeira indica sua leitura atual. “Conta a história de uma garota muito divertida e que passa por muitas aventuras e apuros, em forma de diário”. Entre as desventuras, estão os perrengues com as colegas malvadas, a relação com a família, a paixonite pelo garoto mais bonito da escola. 

O Caso do Bolinho (Tatiane Belinki) 

A indicação da Alice Sinceiro de Oliveira faz parte da iniciação dela no mundo da leitura. “Li O Caso do Bolinho na creche. Depois ganhei o livro do meu irmão e reli várias vezes. É uma história muito legal”, garante. O enredo é sobre um bolinho frito que não quer ser devorado pelo vovô. A graça está na proposta narrativa, que repete as ações. 

Gente Bem Diferente (Ana Maria Machado)

Eduarda Cabanas Zimermann recomenda a obra que conta história de uma família em que cada um tem um “dom”. “Tem uma vovó que não parece vovó, um avô que podia ser um pirata, a mãe que tem mão de fada. “Gosto porque mostra que cada pessoa é diferente, tem seu jeito”, revela a menina. 

 

Serviço: Casa da Leitura Marcos Prado 

Endereço: Rua Pastor Antônio Polito, 2200, Alto Boqueirão

Telefone: (41) 3286-2931

Email: [email protected]

Atendimento: 9h às 18h (2ª a 5ª feira) e 8h30 às 17h30 (6ª feira)

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-indicam-livros-da-casa-de-leitura-para-criancas/53056.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …