O mundo todo festeja Abiy Ahmed Ali pelo Prêmio Nobel da Paz 2019, diz Paim — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou, nesta sexta-feira (11), em Plenário, Abiy Ahmed Ali, primeiro-ministro da Etiópia, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2019. De acordo com o parlamentar, o vencedor do 100º Nobel da Paz elaborou os princípios de um acordo — “Sem paz, sem guerra” — para acabar com o longo impasse, contribuindo decisivamente para colocar fim ao conflito de 20 anos de enfrentamento de seu país com a fronteiriça Eritreia, que deixou mais de 80 mil mortos.

Para o senador, a escolha foi justa e se deu pelas decisões firmes e ao mesmo tempo diplomáticas para resolver o conflito. O vencedor manteve uma posição firme diante do mundo na defesa dos direitos humanos, principalmente dos refugiados, independentemente de continente, disse Paim.

Da mesma forma, afirmou o senador, Ali procurou promover a reconciliação, a solidariedade e a justiça social entre aqueles povos. O governante etíope iniciou importantes movimentos de reforma que “dão a muitos cidadãos a esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor”, afirmou Paim, citando Ali.

— O Comitê do Nobel também reconhece com esse prêmio todos que trabalham pela paz e pela reconciliação, neste caso, principalmente na Etiópia e nas regiões leste e nordeste da África — afirmou o senador.

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/11/o-mundo-todo-festeja-abiy-ahmed-ali-pelo-premio-nobel-da-paz-2019-diz-paim.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …