Setran orienta motoristas de aplicativos e táxis sobre transporte do cão-guia – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran) fizeram orientação a motoristas de aplicativos e de táxis sobre o transporte do cão-guia nos veículos. A ação, que integra o programa Trânsito para Todos, foi feita na Rodoferroviária, na tarde desta sexta-feira (11/10).

Com a participação de Dayane Bubalo, que tem deficiência visual, e do cão-guia Amorin a abordagem educativa reforçou aos profissionais o direito do deficiente visual de transportar o cão-guia em veículos e ambientes coletivos. A medida é garantida pela lei federal 11.126/2005.

“O conhecimento que os motoristas recebem são repassados a outros profissionais da área, e assim, o atendimento aos deficientes melhora”, avalia o coordenador de projetos da EPTran, Caçan Jurê Cordeiro Silvânio.

Dayane conta que já teve problemas com motoristas que não aceitaram o transporte do animal. Ela chegou a registrar um boletim de ocorrência em uma das vezes. 

Na ação da EPTran, ela explicava aos motoristas sobre o comportamento do cão-guia durante as viagens de carro e a importância de ter o animal para auxiliá-la.

“É importante que os motoristas saibam que o cão é treinado e só obedece meus comandos. Esta ação com os agentes foi a oportunidade para eu poder informar sobre o meu direito de levar o Amorin comigo”, afirma Dayane.

O taxista Nelson da Silva foi um deles. “Eu achava que o cachorro iria bagunçar dentro do meu carro e me atrapalhar no trânsito. Agora que eu fui informado como funciona o transporte, eu posso auxiliar com segurança”, comenta. 

Outras ações da EPTran com essa característica serão programadas para as próximas semanas.

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/setran-orienta-motoristas-de-aplicativos-e-taxis-sobre-transporte-do-cao-guia/53147.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …