Randolfe propõe batizar o Plenário do Senado em homenagem a Ruy Barbosa — Senado Notícias

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta terça-feira (15) projeto de resolução para dar o nome do jurista Ruy Barbosa (1849-1923) ao Plenário do Senado Federal. Considerado o patrono da Casa, Barbosa foi senador entre 1890 e 1922 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa Diretora.

— Este Senado há muito tempo homenageia Ruy Barbosa, mas este Plenário ainda não tem o nome daquele que foi o mais brilhante de todos que passaram pelos tapetes azuis — afirmou Randolfe.

A intenção do senador é que a homenagem seja aprovada a tempo de integrar as comemorações do aniversário de 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa, que será comemorado no dia 5 de novembro. Para a ocasião, o Senado terá uma programação especial organizada em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade que preserva o legado do ex-senador.

Ruy Barbosa foi jurista, advogado, diplomata, jornalista e escritor. Uma das grandes figuras da política brasileira entre o fim do Império e o início da República, ele foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano, e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional. Concorreu à presidência da República na eleição de 1910, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1910 e cuja cadeira 10 ocupou até sua morte.

O Plenário do Senado é um dos poucos espaços físicos de uso comum que não foi batizado com o nome de nenhuma figura importante da história do Senado. Na Câmara dos Deputados, o Plenário recebe o nome de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/15/randolfe-propoe-batizar-o-plenario-do-senado-em-homenagem-a-ruy-barbosa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …