TST inaugura painel “Evolução Cidadã”, do artista Toninho Eusébio

document.write(‘‘); !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”http://platform.twitter.com/widgets.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,”script”,”twitter-wjs”);



A obra retrata uma criança em seis fases de seu desenvolvimento social.

O prédio do Tribunal Superior do Trabalho ganhou nesta quarta-feira (16) mais uma obra de arte. Localizado em frente ao Auditório dos Ministros, no primeiro andar do bloco B, o painel “Evolução Cidadã” tem 6m de comprimento por 1,80 m de altura e faz parte das ações realizadas pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. De autoria do artista plástico goiano Toninho Euzébio, o painel é feito em azulejos e retrata uma criança em seis fases de seu desenvolvimento social.

Sensibilidade

Para o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira, o painel resume a atuação do Tribunal no combate ao trabalho infantil. “O Toninho é muito sensível e fez uma leitura muito real do que é o programa desenvolvido pela Justiça do Trabalho”, afirmou na cerimônia de inauguração. “A obra retrata muito bem o que devemos fazer por nossas crianças hoje para que bem exerçam sua cidadania no futuro”.

Para a ministra Kátia Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, a intenção é justamente fazer uma reflexão sobre a importância de cuidar bem das nossas crianças. “Poderíamos ter feito um painel com as mazelas do trabalho infantil, mas optamos por mostrar o benefício de uma infância protegida, com saúde e com brincadeiras, para que as crianças sejam adultos bem-sucedidos e fortes para construir uma nação”, ressaltou.

O indiano Kailash Sathyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014, também esteve presente na inauguração do painel. Ele veio ao TST para participar do 5º Seminário Internacional Trabalho Seguro.

Fases

Segundo o artista plástico, a obra foi pensada para mostrar uma criança em seis fases da vida: o nascimento, a primeira infância, a pré-adolescência, a adolescência, o período escolar e o início da vida profissional como jovem aprendiz. Em cada fase, os personagens representam a família, o Estado e a sociedade.

Para Toninho, foi um trabalho pioneiro, pois foi a primeira vez em que executou uma obra dessa proporção e com mensagem tão significativa. “Criei essa evolução cidadã dentro de um mundo ideal, quando toda a sociedade e o Estado trabalham pelo desenvolvimento social da criança até chegar à fase do jovem aprendiz”, explicou.

Brasil

A obra tem ao fundo representações das cinco regiões do Brasil e de seus principais pontos turísticos, o que dá abrangência nacional ao tema. Os desenhos foram impressos em azulejos de 20cm² que formam seis telas.

Visitas

O painel Evolução Cidadã pode ser apreciado nas visitas guiadas gratuitas promovidas pelo TST em Brasília (DF), que ocorrem sempre aos sábados. Interessados podem agendar a visita pelo e-mail [email protected].

(JS/CF Fotos: Giovanna Bembom)

<!– –> var endereco; endereco = window.location.href; document.write(‘‘) <!—-> Inscrição no Canal Youtube do TST

Fonte Oficial: TST.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente e integrantes do TST destacam competência de Flávio Dino, novo ministro no STF

Imprimir A posse ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h, e contou com a presença do …