Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as ruas do bairro de bicicleta neste sábado. As crianças serão acompanhadas pelo Grupo Persegue, cicloativistas que praticam e divulgam o modal.

A professora Micheli Bárbara Soares Panzarini explicou que tudo começou com a questão de educação no trânsito. “Nós temos um caderno que chamamos de ‘Circular Rastreador’. É ali que anotamos as coisas que vemos no Sítio Cercado”, disse.

Na questão do trânsito, um dos pontos observados veio com a revitalização da Rua Coronel Victor Agner Kendrick pela Prefeitura. “Teve melhoria no pavimento de outras ruas também na região e isso trouxe uma alteração no trânsito”, comentou Micheli.

Palestra

A questão levantada com os alunos foi como se encaixariam os outros modais, além do carro, nestas condições. Através do programa Linhas do Conhecimento, a turma convidou integrantes do Grupo Persegue para vir à escola. Dois integrantes vieram e deram uma palestra sobre a forma correta de utilizar a bicicleta como meio de transporte.

“Foi muito interessante. A Carla e o Seu Carlos explicaram como se locomover em grupo, a função do anjo, de quem vem atrás, além dos vários equipamentos de segurança para andar de bike, como sinalizadores, capacete e óculos protetores”, relacionou.

Os alunos também aprenderam também manter a manutenção da bicicleta sempre em dia é uma questão de segurança, principalmente os freios, limpar a correia regularmente e deixar o câmbio de marchas na posição neutra quando a bicicleta não estiver em uso.

Depois do passeio, o objetivo das crianças é levar a questão do respeito porque usa a bicicleta como meio de transporte para a comunidade. “A ideia é conscientizar as pessoas que a mobilidade no trânsito pode melhorar, que a bicicleta é um meio de transporte mais saudável”, finalizou a professora Micheli. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-discutem-educacao-no-transito-e-uso-da-bicicleta/53343.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Equipes fazem manutenção em 212 pontos de iluminação nesta quarta

Tendo a transparência como meta de gestão, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) segue …