Curitibinhas vão comemorar aniversário das leoas Leona e Nala no Zoo – Prefeitura de Curitiba/PR

 

As leoas adolescentes Nala e Leona fazem aniversário nesta quarta-feira (23/10), no Zoológico de Curitiba. É nesta data que as duas, filhas do leão Simba, completam 13 anos de vida.

A equipe do Zoo preparou um dia de animação e Educação Ambiental para os visitantes. “Aproveitamos essas datas comemorativas para sensibilizar as pessoas para a conservação das espécies de um jeito diferente”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Das 9h às 16h30, o pessoal do Centro de Educação Ambiental vai estar disponível para conversar sobre a espécie, seus hábitos, sua importância para a natureza e risco de extinção.

Cartazes com as informações principais e decoração farão parte da “festa”. Às 14h, as irmãs leoas terão uma atividade de enriquecimento ambiental olfativo.

“Vamos fazer uma trilha de vinagre até um protótipo de girafa”, conta a chefe da Educação Ambiental do Zoo, Cláudia Bosa. “A ideia é estimulá-las a interagir com o objeto e mostrar aos visitantes a reação das duas ao cheiro, os felinos têm olfato muito desenvolvido”, explica.

Pai resgatado

Leona e Nala nasceram fora da natureza e são filhas de Simba, que completou em março 17 anos como morador do Zoo. O patriarca chegou à unidade de conservação, em 2002, bastante debilitado, após ser resgatado de um cativeiro onde vivia em condições inadequadas.

“Infelizmente, não é o único caso que temos aqui”, lembra a médica veterinária chefe da Divisão de Zoológico de Curitiba, Oneida Lacerda. Outro animal famoso resgatado é o chimpanzé Bob, que chegou a ser atração de circo antes de vir morar no Zoo.

Com tratamento, enriquecimentos ambientais e alimentação balanceada, muitos animais acabam vivendo muito além dos esperado para as suas espécies, além de ajudarem a ensinar crianças e adultos sobre conservação.

 

Serviço: aniversário das leoas Leona e Nala no Zoológico

Data: 23/10 (quarta-feira)

Horário: das 9h às 16h30. Atividade de enriquecimento ambiental às 14h.

Local: Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão)

Entrada gratuita

 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitibinhas-vao-comemorar-aniversario-das-leoas-leona-e-nala-no-zoo/53308.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …