Piazada participa do Desafio 100 Mil Árvores na Rua da Cidadania – Prefeitura de Curitiba/PR

 

Foi uma aula prática de Educação Ambiental. A piazada da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo e do Projeto MusicaR Boqueirão participou do plantio de 30 mudas de árvores na praça da Rua da Cidadania do Boqueirão, na manhã desta terça-feira (22/10).

As plantas vão entrar para a contagem do Desafio 100 Mil Árvores. Lançado pela Prefeitura no fim de setembro, o desafio convida os curitibanos a plantar, em um ano, 100 mil mudas pela cidade.

A praça ganhou mudas de goiabeiras, pitangueiras, araçazeiros, ipês roxos e amarelos e outras árvores nativas., com a ajuda de 40 crianças do 4º ano da escola e 25 alunos do MusicaR. Além de colocar a mão na terra e regar as pequenas árvores, elas se divertiram com brincadeiras ao ar livre.

“Sempre venho aqui com a minha mãe para fazer compras no Sacolão. Agora vou também reparar como está crescendo a árvore que ajudei a plantar”, conta Julia, 9 anos. 

Antony, 10 anos, já tem uma outra árvore na praça, que ajudou a plantar há dois anos e está forte e bonita. “Fico feliz de ter ajudado. As árvores ajudam a fornecer oxigênio para o ambiente e também sombra”, ensina.

Nesta terça, o menino ajudou a plantar mais uma árvore na praça. 

Ação ambiental integrada

A ação foi integrada com a coleta de lixo tóxico domiciliar. Uma vez por mês, o caminhão de coleta especial fica na praça do Terminal do Carmo, ao lado da rua da Cidadania do Boqueirão, das 7h30 às 15h, recebendo pilhas, baterias, toners de impressão, embalagens de inseticidas, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes e óleos de origem animal e vegetal para o descarte correto.

O aposentado Luiz Reikdal, 81 anos, levou material para descarte e elogiou o plantio de árvores feito pelas crianças. 

“Cada um precisa cuidar um pouquinho do meio ambiente. Eu sempre trago o lixo descartável. Essas crianças estão tendo uma grande lição aqui. Futuramente, vão buscar os frutos que plantararam”, diz. 

Contagem

Desde o lançamento do Desafio, foram plantadas na Regional Boqueirão 300 árvores em parceria com associações, escolas e academias.

Além da praça da Rua da Cidadania, foram arborizadas a Praça Alfredo Hauer, a margem do Ribeirão dos Padilhas e o Parque Náutico. Mais 50 mudas serão plantadas na sexta-feira (25/10), nas margens do Rio Belém.

Como participar

As mudas são gratuitas, doadas pela Prefeitura. Pelo site 100milarvores.com.br é possível ter informações sobre cada espécie e ver qual é a mais adequada para cada região.

As doações das mudas são para o plantio em Curitiba. O cidadão interessado deve ligar para o Horto Municipal, pelo telefone (41) 3585-3171, para solicitar a muda e informar o local aproximado do plantio. 

Fonte Oficial: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/piazada-participa-do-desafio-100-mil-arvores-na-rua-da-cidadania/53312.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …