Plenário homenageia ministro Dias Toffoli pelos dez anos como integrante do STF – STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no início da sessão de julgamentos desta quarta-feira (23), prestou homenagem ao presidente da Corte, Dias Toffoli, pelos 10 anos desde a posse como ministro do Tribunal.

Em nome do colegiado, o ministro Celso de Mello, ao registrar a data, relembrou a trajetória de Toffoli, da advocacia privada à Advocacia-Geral da União, seu ingresso no Supremo e posterior atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até tornar-se presidente da Corte.

O decano assinalou a altíssima responsabilidade e preparo com que o ministro Toffoli exerce a magistratura e a presidência do Tribunal, não obstante os graves problemas nacionais com que o Supremo Tribunal Federal constantemente se depara ao longo de sua prática jurisdicional. “Longe de desanimarem o espírito do magistrado responsável, atestam, de modo positivo, a sua competência e a sua capacidade como chefe nominal do Poder Judiciário de nosso País”, disse.

O ministro Celso de Mello ressaltou o momento político-institucional delicado do País, do qual emergem, disse, “surtos autoritários, inconformismos incompatíveis com os fundamentos legitimadores do Estado de direito e manifestações de grave intolerância que dividem a sociedade civil”. Segundo o ministro, nesse contexto, torna-se essencial reafirmar aos cidadãos que o Supremo, atento à sua responsabilidade institucional, “não transigirá nem renunciará ao desempenho isento e impessoal da jurisdição, fazendo sempre prevalecer os valores fundantes da ordem democrática e prestando incondicional reverência ao primado da Constituição”.

Leia a íntegra da manifestação do ministro Celso de Mello.

SP/EH

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=427826.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …