Representantes de parlamentos de língua portuguesa visitam diretora-geral — Senado Notícias

Os participantes do 1º Encontro de Quadros das Áreas de Redação, Audiovisual e Arquivo da Associação de Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa se encontraram, na noite dessa terça-feira (22), com a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. Eles falaram sobre a área em que atuam e da importância de levar para seus países a experiência legislativa brasileira.

O encontro reúne em Brasília, desde segunda-feira (21), representantes dos Parlamentos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Segundo Ilana, o Senado está aberto à realização de acordos de cooperação bilateral com os países que participam do encontro. Iniciativas nesse sentido, disse, têm o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A reunião com a diretora-geral coincidiu com o momento de votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2019) de reforma da Previdência. Ilana explicou o trâmite do texto e as mudanças previstas, como o aumento da idade mínima para aposentadoria.

Ela também lembrou que Davi Alcolumbre assumiria interinamente, no início da tarde desta quarta-feira, a Presidência da República. O presidente do Senado é o terceiro na linha sucessória. O presidente da República, Jair Bolsonaro, está em visita à Ásia e ao Oriente Médio; o vice-presidente Hamilton Mourão viajou para o Peru; e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está em visita à Inglaterra e Irlanda. Davi ocupará o cargo até sexta-feira (25).

Durante o dia, nessa terça-feira, os representantes dos Parlamentos conheceram os procedimentos de acompanhamento das sessões do Senado e da Câmara dos Deputados, como a produção de atas e redação final. À tarde, visitaram o Plenário, as áreas de taquigrafia e os veículos de comunicação das duas Casas.

Nesta quarta (23), em visita à Secretaria de Comunicação Social (Secom), eles souberam como é feita a cobertura jornalística da atividade legislativa, assim como o trabalho de divulgação dos conteúdos jornalísticos e legislativos da Casa pelas mídias sociais, além das funcionalidades do Senado Multimídia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/23/representantes-de-parlamentos-de-lingua-portuguesa-visitam-diretora-geral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …