STJ recebe sessão do STJD na véspera de seminário sobre Justiça e desporto – STJ

​​​Durante esta quarta-feira (23), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) – última instância do Poder Judiciário em matéria infraconstitucional – e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) – última instância da Justiça Desportiva no Brasil – estiveram mais próximos do que uma simples coincidência de nomes.

Em evento inédito, o STJ recebeu em Brasília uma sessão do Pleno do STJD, órgão máximo do tribunal superior desportivo. Normalmente realizada na sede da corte de futebol, no Rio de Janeiro, a sessão foi transferida para a capital federal como parte das atividades do seminário O Desporto que os Tribunais Superiores Praticam, cujos debates acontecem nesta quinta-feira (24), no auditório do STJ. O evento é organizado pela Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD).

A sessão itinerante contou com a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha – que também participará da solenidade de abertura do seminário, a partir das 8h30 desta quinta. Torcedor do Cruzeiro, Noronha classificou a Justiça Desportiva como o melhor exemplo de sucesso na construção de caminhos alternativos para a solução de litígios.

"Temos na Justiça Desportiva decisões rápidas e que são respeitadas. É um modelo que deve ser seguido no Brasil para a resolução de conflitos em outros setores, como no sistema bancário", comentou o presidente do STJ. 

Para o ministro, a Constituição Federal acertou ao prever, em seu artigo 217, que o Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após o esgotamento das instâncias da Justiça Desportiva. 

O presidente STJD, Paulo César Salomão Filho, celebrou a realização da sessão itinerante em uma das mais importantes cortes judiciais do país. Segundo ele, mesmo sendo uma instância administrativa, o STJD presta um relevante serviço ao desporto brasileiro.

Gre-N​​​al

No dia em que a corte desportiva encontrou a corte judicial, os nove auditores que compõem o Pleno do STJD analisaram casos relacionados a punições disciplinares contra atletas, clubes e comissões técnicas de times de todo o Brasil. A sessão, que se assemelha aos julgamentos ocorridos nas turmas e seções do STJ, teve a participação de advogados na tribuna e do procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua.

Entre os processos analisados, o colegiado julgou um conflito de torcedores ocorrido no jogo do Internacional contra o Grêmio, em julho, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, uma torcedora do Grêmio, acompanhada de uma criança, mostrou uma camisa de seu time para a torcida gremista, gerando uma confusão com torcedores do Inter que estavam próximos.

No julgamento, o Pleno decidiu manter multa de R$ 5 mil para o Internacional, como havia sido decidido na primeira instância.     

Desporto e ​Justiça

O seminário O Desporto que os Tribunais Superiores Praticam tem como objetivo debater assuntos relacionados ao setor esportivo que estão presentes na pauta das cortes superiores brasileiras, como contratos entre clubes e atletas, tributação, direitos de imagem, compra e venda de ingressos, entre outros.

​A solenidade de abertura contará com a presença do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha; do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Caputo Bastos; do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Pereira.

Os ministros do STJ Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Regina Helena Costa e Nefi Cordeiro participarão dos painéis previstos para todo o dia. "O desporto na jurisprudência do STJ", "O abuso do Poder Desportivo em matéria eleitoral" e "As Forças Armadas e o desporto" são temas de algumas das palestras da programação.

Confira a program​ação completa do seminário.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/AwvVYuXOOXs/STJ-recebe-sessao-do-STJD-na-vespera-de-seminario-sobre-Justica-e-desporto.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Informativo de Jurisprudência destaca reconhecimento de crime de assédio sexual entre professor e aluno – STJ

​​A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 658 do …