Comissão de Educação faz audiência sobre programa Future-se — Senado Notícias

O programa Future-se do Ministério da Educação (MEC) será tema de audiência pública da Comissão de Educação (CE). O debate vai reunir representantes de entidades ligadas a universidades, reitores, professores, estudantes e servidores federais de instituições de ensino superior. A audiência está marcada para quinta-feira (31), às 9h30.

Segundo MEC, o Future-se busca o fortalecimento da autonomia de gestão financeira e administrativa das universidades e institutos federais. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com as organizações sociais. O argumento do MEC é de que o programa pode promover a sustentabilidade financeira, estabelecendo limite de gasto com pessoal nas universidades e institutos.

O Future-se permite que universidades e institutos aumentem as receitas com a captação de recursos. A adesão é voluntária, mas o governo afirma que quem aderir terá mais flexibilidade para realizar despesas. De acordo com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), autor do requerimento para a audiência, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a adesão voluntária permitirá “separar o joio do trigo”, o que deixa subentendida uma possível discriminação do governo a quem não aderir.

“Trata-se nitidamente de uma reforma empresarial da educação, que agride a autonomia das instituições federais de ensino e transfere para entidades privadas (organizações sociais) o processo de gestão dos recursos relativos a investimentos em empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explicou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/24/comissao-de-educacao-faz-audiencia-sobre-programa-future-se.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aprovado pelo Senado, projeto que amplia combate ao tabagismo vai à Câmara — Senado Notícias

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12), em votação simbólica, o projeto de lei (PLS …