Comissão de Educação faz audiência sobre programa Future-se — Senado Notícias

O programa Future-se do Ministério da Educação (MEC) será tema de audiência pública da Comissão de Educação (CE). O debate vai reunir representantes de entidades ligadas a universidades, reitores, professores, estudantes e servidores federais de instituições de ensino superior. A audiência está marcada para quinta-feira (31), às 9h30.

Segundo MEC, o Future-se busca o fortalecimento da autonomia de gestão financeira e administrativa das universidades e institutos federais. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com as organizações sociais. O argumento do MEC é de que o programa pode promover a sustentabilidade financeira, estabelecendo limite de gasto com pessoal nas universidades e institutos.

O Future-se permite que universidades e institutos aumentem as receitas com a captação de recursos. A adesão é voluntária, mas o governo afirma que quem aderir terá mais flexibilidade para realizar despesas. De acordo com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), autor do requerimento para a audiência, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a adesão voluntária permitirá “separar o joio do trigo”, o que deixa subentendida uma possível discriminação do governo a quem não aderir.

“Trata-se nitidamente de uma reforma empresarial da educação, que agride a autonomia das instituições federais de ensino e transfere para entidades privadas (organizações sociais) o processo de gestão dos recursos relativos a investimentos em empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, explicou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/24/comissao-de-educacao-faz-audiencia-sobre-programa-future-se.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Para brasileiros, transporte público, escolas e academias são locais com maior risco de contaminação, aponta DataSenado — Senado Notícias

Pesquisa realizada pelo DataSenado mostra a opinião dos brasileiros sobre proposta aprovada pelo Congresso de …