Seminário no STJ discute questões esportivas na pauta dos tribunais superiores – STJ

​​Nesta quinta-feira (24), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediou o seminário O Desporto que os Tribunais Superiores Praticam. Organizado pela Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), o evento foi aberto pelo presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, que falou sobre a importância da regulamentação no esporte e os avanços da Justiça Desportiva nos últimos anos.

​​​​​O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, abriu o seminário promovido pela ANDD. | Foto: Rafael Luz / STJ

"O desporto no país necessita de uma regulação séria, e para isso é preciso estudar, pensar, desenvolver, reunir pessoas, discutir e fazer fluir novas ideias. Acredito que esse seja o propósito do encontro", afirmou o magistrado. 

A abertura contou ainda com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo Bastos; do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Teixeira; da ex-ginasta olímpica e secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente; e do diretor jurídico da Caixa Econômica Federal, Gryecos Attom Loureiro.

Todos os espo​​rtes

Paulo Teixeira recordou que, ao assumir seu cargo, o grande protagonista do COB foi a área jurídica. "Estamos conseguindo dar suporte aos nossos atletas. De nada adiantaria a grande performance que eles têm dentro das quadras, nos tatames etc., se não houvesse o nosso departamento jurídico", disse.

O ministro Guilherme Caputo, um dos idealizadores do evento, ressaltou a importância de ter o COB como parceiro. "A ANDD não é só do futebol, mas de todas as modalidades. Dessa forma, queremos pensar um direito que envolva todos os esportes."

Ele frisou a sua preocupação com a organização do seminário, desde a escolha dos temas até os contatos com os palestrantes. "Tudo foi pensado buscando encontrar a melhor forma para que o direito auxilie o mundo desportivo a funcionar melhor, sem discriminação ou preconceito, sem nenhum tipo de assédio, moral ou sexual. Hoje eu tenho a missão de tentar fortalecer a Justiça Desportiva", ressaltou o magistrado.

Homenag​​em

Durante as apresentações iniciais, os presidentes e representantes de algumas federações esportivas – além do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), Paulo César Salomão Filho – prestaram uma homenagem ao advogado Álvaro Melo Filho, professor e membro da ANDD, que faleceu em agosto deste ano.

Álvaro Filho teve grande influência no direito esportivo brasileiro e foi o autor do texto que inspirou a redação do artigo 217 da Constituição Federal – que assegurou a autonomia das entidades esportivas.

Soluções alte​​​rnativas

O ministro Luis Felipe Salomão apresentou o primeiro painel do seminário, "O desporto na jurisprudência do STJ", acompanhado pelo acadêmico da ANDD Celso Moredo Garcia, que presidiu a mesa. O ministro do STJ destacou a desproporção, observada nos últimos 30 anos, entre o número de processos judiciais e o quadro de juízes – o que resultou na criação de alternativas inovadoras para a solução de conflitos. Como exemplo, citou as câmaras de arbitragem e mediação, bem como a própria Justiça Desportiva.

Salomão abordou o papel constitucional do STJ; a responsabilidade civil dos árbitros, jogadores e torcedores; além de casos envolvendo proibição de venda de bebidas alcoólicas em estádios, cambismo, indenizações, flagrantes jornalísticos e direito de imagem.

O seminário, que tem por objetivo aprofundar e disseminar o conhecimento acerca do direito desportivo para juristas, estudantes, atletas, agentes e demais pessoas interessadas no assunto, prosseguiu durante a tarde no auditório do STJ.

Também falaram pela manhã os ministros do TST Douglas Alencar Rodrigues ("O contrato especial de trabalho desportivo e a solução alternativa de litígios"), Breno Medeiros ("A relação do dirigente com a associação desportiva à luz do direito do trabalho") e Alexandre Belmonte ("Aspectos atinentes à formação no desporto").

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/55OCjI6-PZY/Seminario-no-STJ-discute-questoes-esportivas-na-pauta-dos-tribunais-superiores.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Informativo de Jurisprudência destaca reconhecimento de crime de assédio sexual entre professor e aluno – STJ

​​A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 658 do …