STF realiza cerimônia de abertura do Seminário das Altas Cortes do BRICS – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou na noite desta quinta-feira (24) a cerimônia de abertura do Seminário das Altas Cortes do BRICS, que tem como tema “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”. Representantes das Altas Cortes da África do Sul, da China e da Rússia foram recepcionados no Salão Branco do STF.

Diálogo

“A cooperação internacional é um dos princípios basilares da República Federativa do Brasil”, afirmou o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, ao dar boas-vindas às delegações. Para ele, o evento tem grande potencial de aprendizado mútuo, pois os países participantes têm como traços comuns a vasta extensão territorial, o grande volume populacional e a acentuada complexidade social, o que resulta em dificuldades comuns na administração da Justiça.

Toffoli ressaltou que o STF busca incentivar e promover o diálogo entre Cortes Supremas como mecanismos de aprimoramento dos sistemas de Justiça e das práticas judiciais. Segundo o presidente, por meio do seminário, o Supremo tem o objetivo de gerar reflexão e troca de experiências a respeito do uso e do desenvolvimento de Tecnologias da Informação e de Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário.

Mundo digital

Em sua fala, o presidente da Corte destacou ainda que um mundo digital exige uma justiça digital que seja “célere, dinâmica, flexível, interativa e digitalmente conectada”. Esse cenário, a seu ver, impõe aos tribunais a formulação de novas práticas e modelos com a utilização de novas tecnologias digitais como instrumentos de inovação da prestação jurisdicional. “Estou certo de que os diálogos que aqui ocorrerão serão bastante frutíferos e darão impulso ao processo de modernização tecnológica e digital em curso nos Poderes Judiciários dos países do grupo”, ressaltou.

Estiveram presentes à solenidade o primeiro vice-presidente da Corte Suprema da Federação Russa, Pyotr Serkov; o juiz da Corte Constitucional da Federação Russa, Vladimir Yaroslavtsev; o juiz da Corte Suprema do Povo da China, Pei Xianding; o chefe do Poder Judiciário da África do Sul e presidente do Tribunal Constitucional, Mogoeng Mogoeng; e a presidente da Suprema Corte de Apelação da África do Sul, Mandisa Maya. Autoridades brasileiras como o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, e do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, também compareceram.

Ferramentas tecnológicas

Na manhã da sexta-feira (25), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Dias Toffoli fará a palestra inaugural do seminário, na qual apresentará as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo Supremo para dar transparência e celeridade aos julgamentos e que têm atraído a atenção de outros países. Na sequência da programação, serão realizados painéis sobre uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e sobre os desafios e o desenvolvimento de infraestrutura de tecnologia da informação nos Judiciários da China e da África do Sul.

Confira aqui a programação completa.

EC//CF

Leia mais:

23/10/2019 – STF vai sediar abertura do Seminário das Altas Cortes do BRICS nesta quinta (24)

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=428011.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …