Subcomissão que investiga possível favorecimento a empresa em Itaipu vota plano de trabalho — Senado Notícias

A subcomissão responsável por buscar informações sobre uma possível tentativa de favorecimento ilegal a uma empresa brasileira que atua no setor de energia, a Leros, realiza sua primeira reunião na terça-feira (29). O colegiado funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Será votado requerimento do senador Jaques Wagner (PT-BA), relator da subcomissão, que propõe um plano de trabalho com realização de pelo menos duas audiências públicas sobre o assunto, com a presença de representantes dos ministérios de Minas e Energia e Relações Exteriores e especialistas no setor elétrico. O plano ainda inclui viagem ao Paraguai, visando, segundo o requerimento, “diálogo construtivo de alto nível” com as autoridades daquele país.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é o presidente da subcomissão, que também tem a participação do senador Telmário Mota (Pros-RR). A subcomissão terá 60 dias para concluir seus trabalhos, podendo o prazo ser prorrogado por igual período.

Entenda o caso

Ao propor a criação do colegiado, Jaques Wagner afirmou que a imprensa e a opinião pública brasileira acompanham “com grande apreensão os dramáticos acontecimentos que se desenrolam no Paraguai”, referentes à renegociação com o Brasil sobre a energia contratada junto à Itaipu Binacional. A renegociação teria causado “enorme comoção” devido ao risco de aumento do preço da energia para os consumidores paraguaios.

A crise levou à queda do ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luís Castiglione, e várias outras autoridades governistas, além de ameaçar de impeachment o próprio presidente paraguaio, Mario Abdo. Wagner avalia que, se as relações com o Paraguai piorarem, o Brasil corre o risco de ficar sem a energia excedente de Itaipu.

“Agravando o quadro, a imprensa paraguaia divulgou, com base em mensagens trocadas por autoridades, que teria havido a tentativa de favorecimento ilegal à Leros. É preciso reconhecer que a renegociação resultou desastrosa para o Brasil também”, observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/24/subcomissao-que-investiga-possivel-favorecimento-a-empresa-em-itaipu-vota-plano-de-trabalho.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

SUS do Ceará deveria permitir cloroquina no início do tratamento da covid-19 — Senado Notícias

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Eduardo Girão parabenizou a atuação de seu partido, …