Tribunal Superior Eleitoral sediará 2º dia de encontro entre Altas Cortes do BRICS — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberá, nesta sexta-feira (25), representantes das Cortes Supremas e de Tribunais Constitucionais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para o segundo dia do Seminário das Altas Cortes do BRICS, que terá como tema “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”. O ciclo de palestras no TSE está previsto para começar às 9h30, no Auditório I do edifício-sede da Corte Eleitoral.

O evento é organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que sediará a solenidade de abertura, marcada para as 18h desta quinta (24), no Salão Branco. A cerimônia de boas-vindas ficará a cargo do presidente do STF, ministro Dias Toffoli. O encontro entre os países que compõem o grupo econômico tem como principal objetivo a discussão e o aprimoramento de soluções tecnológicas para garantir mais celeridade na prestação jurisdicional.

O Seminário das Altas Cortes é precursor da XI Cúpula do grupo – promovida pelo governo brasileiro –, que acontecerá em novembro no Brasil. O termo “BRICS” foi criado pelo mercado financeiro em 2006 para identificar as cinco economias emergentes.

Programação

A programação do Seminário das Altas Cortes do BRICS terá a participação de ministros, de representantes das cortes internacionais e de autoridades brasileiras.

Marcada para as 9h30 desta sexta (25), a conferência inaugural será conduzida pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que discursará sobre o tema “Tecnologia da informação e inteligência artificial no Judiciário brasileiro, com ênfase na cidadania: boas práticas e novos desafios”. Durante seu pronunciamento, o ministro apresentará ferramentas tecnológicas utilizadas pela Suprema Corte brasileira para dar transparência e celeridade aos julgamentos que têm atraído o interesse de cortes estrangeiras.

Posteriormente, às 10h, terá início o primeiro painel, que tratará da temática “Uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e programas em desenvolvimento: ferramentas atuais, recurso às videoconferências e lançamento do portal ‘e-justice’”. O painel também terá a participação do primeiro vice-presidente da Corte Suprema da Federação Russa, Pyotr Serkov, do juiz da Corte Constitucional da Federação Russa Vladimir Yaroslavtsev e do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Suprema Corte russa, Sergey Kryukov.

O evento terá continuidade às 11h com a palestra “Uso e desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação no Poder Judiciário da China: informatização e a experiência das Cortes pela internet”. A exposição ficará a cargo do juiz da Corte Suprema do Povo da China Pei Xianding e do diretor-geral do Centro de Tecnologia da Informação da Corte Suprema chinesa, Xu Jianfeng.

O terceiro painel, previsto para as 12h15, abordará os “Desafios e soluções em tecnologia de informação e de comunicações no Judiciário da África do Sul”. A palestra será ministrada pelo chefe do Poder Judiciário e presidente do Tribunal Constitucional da África do Sul, Mogoeng Mogoeng, pela presidente da Suprema Corte de Apelação do país, Mandisa Maya, e pelo magistrado e presidente do Comitê de TI da Suprema Corte de Apelação sul-africana, Dunstan Mlambo.

O encerramento do evento está programado para as 13h15 de quinta-feira.

Credenciamento de imprensa

O credenciamento dos profissionais de imprensa para a cobertura do seminário, no TSE, pode ser feito por meio do e-mail credenciamento.imprensa@stf.jus.br, com o envio das seguintes informações: veículo de comunicação, nome do profissional, RG, CPF, telefone de contato da empresa, celular e e-mail do jornalista. Mais informações pelo telefone (61) 3217-4480.

BA/LC, DM com informações do STF

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Outubro/tribunal-superior-eleitoral-sediara-2o-dia-de-encontro-entre-altas-cortes-do-brics.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Corregedor do TSE vai ouvir presidente e vice sobre pedido para juntar inquérito sobre notícias falsas em Aijes — Tribunal Superior Eleitoral

O corregedor-geral eleitoral, ministro Og Fernandes, permitiu nesta sexta-feira (29) que o presidente da República, …