Gurgacz defende projeto que obriga SUS a implantar válvula aórtica por cateter — Senado Notícias

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta sexta-feira (25), em Plenário, que o Senado vote rapidamente um projeto de autoria dele que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça aos pacientes a cirurgia de implantação de válvula aórtica por cateter. Aprovado com alterações pela Câmara dos Deputados, o PLS 688/2015 precisará de uma nova análise do Senado para seguir para sanção presidencial.

Gurgacz citou as vantagens que sua proposta proporcionará, caso vire lei. Segundo ele, para implantar a válvula, não será mais preciso “abrir” o peito do paciente e colocar em risco a sua vida. O senador acrescentou que o custo da cirurgia em si será compensado com a liberação mais rápida do paciente após o procedimento e a consequente redução das despesas com a internação hospitalar.

— É um avanço para a nossa população. Eu entendo que a inclusão dessa cirurgia na lista das cirurgias feitas pelo SUS vai permitir que principalmente as pessoas com menos recursos financeiros tenham uma sobrevida com qualidade. Isso é levar cidadania para os mais carentes, principalmente para os mais idosos, porque  acontece mais a partir dos 65 anos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/25/gurgacz-defende-projeto-que-obriga-sus-a-implantar-valvula-aortica-por-cateter.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …