Vanderlan Cardoso defende juros mais baixos para financiamentos às Santas Casas — Senado Notícias

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) defendeu em Plenário nesta quinta-feira (24) a redução da taxa de juros praticada por bancos públicos na concessão de financiamentos às Santas Casas de Misericórdia. Ele destacou que 50% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se dão nos hospitais filantrópicos, que a seu ver deveriam ter prioridade nos programas de investimentos e incentivos do poder público.

Vanderlan citou como exemplo o caso da Santa Casa de Anápolis, no estado de Goiás, que passa por grave crise financeira, após contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal com taxa de 23% ao ano. O senador chegou a comparar o financiamento ofertado aos hospitais filantrópicos com o consignado, já que os recursos, tanto os juros pagos mensalmente, como o montante do principal é descontado do repasse do SUS para essas unidades. De acordo com ele, os serviços para a população foram prejudicados.

— A Santa Casa de Anápolis, que agora teve a UTI neonatal fechada por falta de recursos, que teve que desligar ar-condicionado, que teve que desligar as lâmpadas às vezes, três meses de salário atrasado e eu achando que um R$1 milhão da minha emenda, que eu ia colocar lá, ia dar para sanar alguns problemas, dá para pagar um mês de juros — lamentou.

Vanderlan disse que esteve com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães e pediu que a situação das Santas Casas fosse reavaliada. Além das propostas de renegociações das dívidas em condições viáveis, o senador sugere que os bancos públicos pratiquem taxa de juros de 7% ao ano já que já que a taxa SELIC, que é o índice básico de juros da economia no Brasil, está hoje em 5,5%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/24/vanderlan-cardoso-defende-juros-mais-baixos-para-financiamentos-as-santas-casas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aprovado pelo Senado, projeto que amplia combate ao tabagismo vai à Câmara — Senado Notícias

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12), em votação simbólica, o projeto de lei (PLS …