Zenaide Maia pede que PEC Paralela amenize perdas dos trabalhadores com a reforma da Previdência — Senado Notícias

A  senadora Zenaide Maia (Pros-RN) pediu nesta quinta-feira (24) em Plenário aos parlamentares que aproveitem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019 para amenizar o que qualificou de males causados pela reforma da Previdência (PEC 6/2019) aos trabalhadores do país.

Ela afirmou que, na discussão da PEC Paralela, os senadores deveriam ter um olhar humano, pensar nas pessoas e não apenas nos números. Acrescentou que, como as reformas trabalhista e da Previdência foram aprovadas pela maioria do Congresso, o Legislativo divide com o Executivo a responsabilidade pela retirada de direitos dos brasileiros.

— Tivemos agora, com tristeza, com todo o respeito a esta Casa, que aprovou, sendo que uma grande parte comemorou, a reforma da Previdência. Vemos mais uma vez o Congresso aprovando o desmonte da seguridade social, criada na Constituição de 1988. Existem, inclusive, universidades brasileiras que questionam esse déficit. E, quando dizem que o maior déficit deste país é o da Previdência, olhem o Orçamento Geral da União. Vamos tomar como base o de 2017, que é a base para os 20 anos de congelamento. Quase 50% do que os brasileiros pagam de imposto são para juros e serviços de uma dívida a bancos. Que nenhum governo permitiu, mesmo havendo isto na Constituição, que ela fosse auditada — afirmou.

Zenaide Maia comparou a situação brasileira com a do Chile. Para ela, as políticas liberais implementadas por sucessivos governos levaram a maioria do povo a perder a esperança no futuro, o que provocou a atual onda de manifestações, levando famílias inteiras às ruas.

Se você dá motivo a um povo, a uma nação, de achar que não tem mais esperança de dias melhores (…) para os seus filhos, isso faz com que o povo vá à rua, sim, reivindicar os seus direitos — afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/24/zenaide-maia-pede-que-pec-paralela-amenize-perdas-dos-trabalhadores-com-a-reforma-da-previdencia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aprovado pelo Senado, projeto que amplia combate ao tabagismo vai à Câmara — Senado Notícias

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12), em votação simbólica, o projeto de lei (PLS …