Compromisso do Brasil com Acordo de Paris é tema de audiência com representante da ONU — Senado Notícias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) receberá na quarta-feira (30), em audiência pública, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Haroldo Machado.

Formado em Direito Internacional pela Universidade de Genebra (Suíça), o comparecimento de Machado atende a um pedido do presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Na pauta, uma avaliação da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas (PNMC — Lei 12.187), na qual o Brasil oficializa os compromissos de redução de emissões que assumiu junto à ONU (Organização das Nações Unidas), como o Acordo de Paris. Machado fará uma análise do atual estágio de implementação da PNMC, e eventuais necessidades de modernizações ou atualizações.

A audiência está prevista para começar as 14h, e pode contar com perguntas e comentários de internautas através do portal eCidadania. Também participarão representantes das ONGs World Resources Institute (WRI) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), do escritório de consultoria ambiental Ecoadvice, e do escritório de advocacia LLA Advogados. O LLA Advogados foi eleito pela publicação inglesa Environmental Finance como um dos três melhores escritórios do mundo na área de Direito Ambiental.

Aumento das queimadas

A audiência ainda atende a um pedido da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Ela lembrou no requerimento que o Brasil reduziu expressivamente os desmatamentos entre 2009 e 2014, principalmente na Amazônia. Ela quer saber se o número de ações fiscalizatórias, e de responsabilizações criminais e administrativas, ocorrem hoje com a efetividade com que se deram entre 2009 e 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/25/compromisso-do-brasil-com-acordo-de-paris-e-tema-de-audiencia-com-representante-da-onu.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Aprovado pelo Senado, projeto que amplia combate ao tabagismo vai à Câmara — Senado Notícias

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12), em votação simbólica, o projeto de lei (PLS …