Compromisso do Brasil com Acordo de Paris é tema de audiência com representante da ONU — Senado Notícias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) receberá na quarta-feira (30), em audiência pública, o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Haroldo Machado.

Formado em Direito Internacional pela Universidade de Genebra (Suíça), o comparecimento de Machado atende a um pedido do presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Na pauta, uma avaliação da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas (PNMC — Lei 12.187), na qual o Brasil oficializa os compromissos de redução de emissões que assumiu junto à ONU (Organização das Nações Unidas), como o Acordo de Paris. Machado fará uma análise do atual estágio de implementação da PNMC, e eventuais necessidades de modernizações ou atualizações.

A audiência está prevista para começar as 14h, e pode contar com perguntas e comentários de internautas através do portal eCidadania. Também participarão representantes das ONGs World Resources Institute (WRI) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), do escritório de consultoria ambiental Ecoadvice, e do escritório de advocacia LLA Advogados. O LLA Advogados foi eleito pela publicação inglesa Environmental Finance como um dos três melhores escritórios do mundo na área de Direito Ambiental.

Aumento das queimadas

A audiência ainda atende a um pedido da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Ela lembrou no requerimento que o Brasil reduziu expressivamente os desmatamentos entre 2009 e 2014, principalmente na Amazônia. Ela quer saber se o número de ações fiscalizatórias, e de responsabilizações criminais e administrativas, ocorrem hoje com a efetividade com que se deram entre 2009 e 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/25/compromisso-do-brasil-com-acordo-de-paris-e-tema-de-audiencia-com-representante-da-onu.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado aprova destinação de R$ 3 bilhões para o setor cultural; matéria vai a sanção — Senado Notícias

O Senado aprovou nesta quinta-feira (4) o PL 1.075/2020, projeto de lei também conhecido como …