Ateus processam Bolsonaro, Maia e Alcolumbre por viagem ao Vaticano – Congresso em Foco

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) entrou com um processo na Justiça para condenar a União e os presidentes da República, Jair Bolsonaro (PSL), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-SP), por violação ao princípio laico. O pedido é referente à viagem autoridades políticas fizeram para o Vaticano, acompanhar a canonização da freira irmã Dulce.

> Bolsonaro posta vídeo que relaciona Lula e as Farc; deputada do PSL diz ser fake

Protocolada na terça-feira (22), a ação civil pede o reembolso da verba gasta na viagem, com a autorização deles. A comitiva brasileira tinha quase 40 nomes, entre eles ministros, governadores, deputados e senadores, e foi chefiada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. O presidente Bolsonaro não foi ao evento.

A Ateia defende que houve “manifesta ilegalidade e inconstitucionalidade na utilização de recursos públicos”. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Ao subvencionar a viagem de autoridades brasileiras para uma cerimônia de caráter estritamente religioso, o Estado brasileiro e seus representantes ofendem a laicidade do Estado e, consequentemente, o patrimônio público e os interesses difusos da coletividade”, afirma a petição.

Além do reembolso dos gastos, a associação pede também que a Justiça proíba o governo federal de custear novas viagens para cerimônias de canonização.

> Joice chama Kicis de ‘Psol da direita’ e quer levá-la para conselho de ética

> Apoiada por grupo bilionário, escola de concursos ensina tortura a futuros policiais

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Presidente da CCJ diz que Congresso só aprova segunda instância em 2020 – Congresso em Foco

Felipe Francischini [Pablo Valadares/Câmara dos Deputados] O presidente da Comissão de Constituição e Justiça …