Inscrições abertas para curso de perícia médica

Estão abertas vagas para a segunda turma do curso de Perícias Médicas, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O curso é voltado a médicos que atuam em colaboração com o Poder Judiciário na realização de perícias e em ações movidas contra o Iperitonstituto Nacional de Seguro Social (INSS) por decorrência de negações de benefícios previdenciários. O conteúdo do curso foi elaborado pelos especialistas médicos peritos Walnei Fernandes Barbosa, Alessandro Cury Ogata e Pedro Artur Lobato Baptista. Eles também serão responsáveis pela tutoria da capacitação, que terá duração de um mês e carga horária de 30 horas/aula.

Para Lívia Peres, juíza auxiliar da Presidência do CNJ, a capacitação dos médicos que realizam as perícias judiciais nas ações previdenciárias vem ao encontro de projeto que visa a melhoria da prestação jurisdicional dos benefícios por incapacidade e a expansão da conciliação remota já vigorante em alguns órgãos do Judiciário Federal.

O público-alvo são apenas os médicos peritos cadastrados nos tribunais. As inscrições podem ser feitas no Portal de Educação a Distância do CNJ.

O curso possui três módulos em que serão abordados os seguintes temas:

Módulo I – Perícia e peritos: conceitos iniciais, tipos de perícias médicas, perito judicial e assistente técnico, legislação aplicada à perícia médica, aspectos éticos, análise processual sob a ótica do perito.

Módulo II – Documentos médico legais: definição, relatório médico-legal, elaboração de laudo pericial objetivo

Módulo III – Perícia médica previdenciária: fundamentos técnicos em perícia previdenciária; aspectos jurídicos dos benefícios por incapacidade.

De acordo com o chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud), Diogo Albuquerque, a oferta desta capacitação inédita baseia-se na necessidade de oferecer mais subsídios aos profissionais da medicina na realização de perícias judiciais. Por ser oferecido pela plataforma virtual do CNJ, o aluno poderá realizar o treinamento em qualquer momento o dia. Os alunos terão que assistir vídeo-aulas, ler as apostilas e participar das atividades. Ao final do curso, quem cumprir os critérios receberá o certificado de conclusão.

Agência CNJ de Notícias

 

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/inscricoes-abertas-para-curso-de-pericia-medica/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=inscricoes-abertas-para-curso-de-pericia-medica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Humberto Martins fala das ações da Corregedoria do CNJ na pandemia

Corregedoria Nacional de Justiça  Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/humberto-martins-fala-das-acoes-da-corregedoria-do-cnj-na-pandemia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=humberto-martins-fala-das-acoes-da-corregedoria-do-cnj-na-pandemia. ​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço …