OAB-RJ realiza Encontro Estadual das Comissões da Verdade da Escravidão Negra no Brasil – OAB

A OAB-RJ realizou, nesta segunda-feira (28), o I Encontro Estadual das Comissões da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, que reuniu representantes de diversas subseções. O objetivo do encontro foi traçar estratégias em torno da questão da reparação. No mesmo dia, também foram realizados o I Encontro da Diretoria de Igualdade Racial e das Comissões de Igualdade Racial da OAB-RJ e o 3º Seminário Regional da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB de Rio, Minas Gerais, Espírito Santo e de São Paulo. Este último foi preparatório para a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que ocorrerá em outubro de 2020.

O presidente das comissões Estadual e Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil e da Comissão de Igualdade Racial do IAB, Humberto Adami, foi o responsável pela organização do encontro. Ele lançou a página do Museu Afrodigital no site da Uerj, fruto de um acordo de cooperação entre a Ordem e a universidade. “O dia de hoje foi uma verdadeira maratona, uma jornada. Já anuncio o próximo evento, no dia 12 de dezembro: uma homenagem a Esperança Garcia”, disse Adami.  

A mesa principal foi composta pelo secretário-adjunto da seccional, Fábio Nogueira; pela presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Conselho Federal, Silvia Nascimento Cardoso Cerqueira; a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez; a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Caetano; o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, Aderson Bussinger; e pela primeira secretária da Cevenb, Sebastiana Fraga. Também estiveram presentes a diretora de mulheres, Marisa Gaudio, o assessor especial da presidência, Carlos André Pedrazzi, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária, Álvaro Quintão.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57685/oab-rj-realiza-encontro-estadual-das-comissoes-da-verdade-da-escravidao-negra-no-brasil.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …