CRE analisa criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura — Senado Notícias

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) analisa na quinta-feira (31) o texto do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre o Brasil e Portugal, que cria o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude, assinado em Salvador, em 5 de maio de 2017.

De acordo com a proposta de decreto legislativo que aprova o protocolo adicional (PDL 50/2019), de autoria da CRE da Câmara dos Deputados, o Prêmio Monteiro Lobato terá por objetivo prestigiar, a cada dois anos, autores e ilustradores de livros infantis e juvenis que contribuíram para engrandecer o patrimônio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da qual o Brasil atualmente ocupa a presidência pro tempore (temporária).

O relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), emitiu parecer favorável à matéria. Ele argumenta que o protocolo poderá alcançar todos os países-membros, que, em sua maioria, necessitam de aprimoramento da educação infantil, assim como o Brasil.

“Nas palavras de Monteiro Lobato, ‘um país se faz com homens e livros’. Assim, o prêmio a ser instituído por meio deste protocolo adicional tem o inegável mérito de agraciar aqueles que trabalham para que nasça, ainda durante a infância, fase crucial do desenvolvimento humano, o gosto pela leitura”, ressaltou Randolfe.

Embaixador no Haiti

A CRE também deve votar a indicação do diplomata Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República do Haiti, no lugar de Fernando de Mello Vidal.

A reunião será às 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/30/cre-analisa-criacao-do-premio-monteiro-lobato-de-literatura.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

leis precisam ser atualizadas para melhorar recursos hídricos no DF — Senado Notícias

Pesquisadores e representantes de órgãos públicos defenderam, em audiência nesta quarta-feira (27), a atualização da …