Glossário esclarece atribuições do Ministério Público Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

O Ministério Público (MP) é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Confira abaixo o que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, explica sobre a atuação do MP na seara eleitoral.

O artigo 37 da Lei Complementar nº 75/1993 trata genericamente das funções eleitorais, dispondo que o Ministério Público Federal exercerá suas funções nas causas de competência dos tribunais e juízes eleitorais. Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 não incluiu o Ministério Público Eleitoral entre as modalidades distintas da instituição, conforme se depreende do artigo 128.

Na estrutura atual, portanto, não há um Ministério Público Eleitoral de carreira e quadro institucional próprio, como ocorre com o Ministério Público do Trabalho e com o Ministério Público Militar.

Quanto ao âmbito de atuação do Ministério Público na seara eleitoral, a estrutura dos cargos e as atribuições são as seguintes: procurador-geral eleitoral, que exerce suas funções nas causas de competência do TSE; procurador regional eleitoral, que atua nas causas de competência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); e promotor eleitoral, membro do Ministério Público local que atua perante os juízes e as juntas eleitorais.

Glossário Eleitoral

O Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece mais de 300 expressões empregadas pela Justiça Eleitoral. O serviço traz, inclusive, referências doutrinárias e informações históricas de relevo sobre cada ponto pesquisado. Os verbetes estão dispostos em ordem alfabética, o que facilita a consulta do usuário ao termo procurado.

Assista também, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, aos vídeos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do TSE com verbetes do Glossário.

EM/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Outubro/glossario-esclarece-atribuicoes-do-ministerio-publico-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE suspende julgamento sobre abuso do poder de autoridade religiosa — Tribunal Superior Eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) interrompeu o julgamento que discute a possibilidade de …