Aprovado acordo para troca de informações entre o Brasil e o Serviço Europeu de Polícia — Senado Notícias

Foi aprovado em Plenário nesta quarta-feira (30) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 633/2019, que aprova o texto do Acordo de Cooperação Estratégica entre o Brasil e o Serviço Europeu de Polícia (Europol). O documento foi celebrado em Haia, Países Baixos, em 11 de abril de 2017.

O acordo contribuirá para a prevenção e o combate ao crime organizado, ao terrorismo e a outras formas de crime internacional, ao prever o intercâmbio de conhecimento especializado e de informações operacionais, estratégicas e técnicas entre o Brasil e o serviço europeu.

O texto ressalta, porém, que o acordo não contempla o intercâmbio de dados pessoais nem extrapola as áreas criminais no âmbito do mandato da Europol. Há ainda no documento o compromisso de que a informação transmitida para determinada finalidade somente poderá ser utilizada com o fim para o qual foi transmitida, salvo autorização expressa da parte que a repassou.

Na Comissão de Relações Exteriores (CRE), o acordo foi relatado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Ele observou a importância do texto num momento em que estão bastante facilitadas a mobilidade de pessoas e a realização de transações financeiras e comerciais entre territórios de diferentes Estados. O texto vai à promulgação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/30/aprovado-acordo-para-troca-de-informacoes-entre-o-brasil-e-o-servico-europeu-de-policia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …