Comissão de Relações Exteriores vai debater acordo comercial com Peru — Senado Notícias

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (31) o pedido do senador Marcio Bittar (MDB-AC), para que o colegiado discuta as relações comerciais entre Brasil e Peru. Para a audiência pública, cuja data ainda será definida, serão convidados o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez, e autoridades ligadas aos ministérios da Economia, da Agricultura e das Relações Exteriores do Brasil.

No requerimento, Bittar ressalta que a nação andina tem apresentado um crescimento econômico consistente no século 21, o que abre uma janela de oportunidades para o desenvolvimento da região Norte do Brasil. O senador defende que nosso país negocie um novo acordo comercial com o Peru.

“Compartilhamos quase 3 mil quilômetros de fronteira contínua, área menor que somente a fronteira com a Bolívia. O comércio bilateral já chega a U$S 4 bilhões (R$ 16 bilhões) por ano, sendo estruturalmente superavitário para nós. Um novo acordo comercial com o Peru é essencial para o desenvolvimento de todo o norte de nosso país. As regiões amazônicas de ambas as nações poderão integrar-se, complementando suas economias e propiciando a exportação de produtos de forma mais efetiva e barata, diminuindo o preço dos produtos, principalmente de alimentos. Um acordo com o Peru fará com que nossos produtos cheguem mais rapidamente ao Pacífico e, consequentemente, aos grandes mercados da Ásia, como a China”, defende o senador.

Mais acordos

Na reunião desta quinta-feira, a CRE também deu aval a três acordos internacionais fechados pelo governo brasileiro com outros países. Foram aprovados o acordo de cooperação nos setores de ciência, tecnologia e inovação com a Austrália (PDL 632/2019), um acordo no setor de serviços aéreos com o Paraguai (PDL 127/2019) e um acordo de cooperação técnica com o Kwait (PDS 290/2011).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/31/comissao-de-relacoes-exteriores-vai-debater-acordo-comercial-com-peru.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

UFSC recebe homenagem pela gestão das fortalezas da ilha de Santa Catarina — Senado Notícias

Os 40 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como responsável pelo gerenciamento, guarda, …