Novo suspende filiação de Ricardo Salles – Congresso em Foco

A Comissão de Ética do Novo decidiu suspender temporariamente a filiação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A medida se baseia no artigo do estatuto do partido que prevê a suspensão “em caráter liminar, quando houver risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo”.

> Greenpeace vai ao STF contra Salles

A decisão do Conselho de Ética, divulgada nesta quinta-feira (31), é uma resposta ao pedido de expulsão que três integrantes do partido apresentaram contra o ministro em agosto, durante o auge das discussões sobre as queimadas da Amazônia. A suspensão vale até o julgamento final dessa denúncia, cujo prazo não foi informado pela legenda.

Pouco antes de receber esse pedido de expulsão, o Novo já havia tentado se afastar dos posicionamentos do Ministério do Meio Ambiente e do próprio ministro, que na época era criticado pela situação da Amazônia e agora é alvo por conta do vazamento de óleo que atinge o Nordeste.

Na ocasião, o partido disse que Salles não foi indicado para o governo pelo Novo e, por isso, não representava a instituição no Executivo. “O ministro não mantém nenhum contato com o partido quanto aos seus planos, metas e objetivos para a pasta. Só temos conhecimento das suas ações quando divulgadas publicamente. Ricardo Salles é um dos 47.739 filiados ao NOVO, não participa de nenhuma atividade partidária e nem exerce qualquer cargo dentro do partido”, disse o Novo na época.

> Comissão de Meio Ambiente vai investigar atuação de Salles

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Presidente da CCJ diz que Congresso só aprova segunda instância em 2020 – Congresso em Foco

Felipe Francischini [Pablo Valadares/Câmara dos Deputados] O presidente da Comissão de Constituição e Justiça …