Sessão temática recebe ministros para debater situação da Amazônia — Senado Notícias

O Senado promove na próxima terça-feira (5) uma sessão temática para discutir a situação da Amazônia. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região teve um total de área desmatada nos primeiros sete meses de 2019 correspondente a 4,5 mil quilômetros quadrados, 60% a mais que no mesmo período do ano passado.

Os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe receberam duras críticas do governo federal, levando à exoneração do então presidente do órgão, Ricardo Galvão, em agosto. O presidente Jair Bolsonaro declarou que os dados sobre o desmatamento eram exagerados e acusou Galvão de atuar em prol de ONGs ambientalistas.

Foram convidados para a sessão o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o governador do Amapá e membro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Góes; e o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo. Além deles, também vão participar da sessão os ex-ministros do Meio Ambiente Rubens Ricupero e Marina Silva.

Em debate realizado pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), em setembro, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Paulo Moutinho, afirmou que nos últimos anos a ocupação irregular de áreas públicas na região amazônica tem aumentado e destacou que uma parte significativa do desmatamento na Amazônia está associada a ilegalidades.

Moutinho destacou ainda que as terras privadas na Amazônia, em sua maioria áreas agrícolas e de pastagens, correspondem a 21% da área total da floresta e são responsáveis por 35% do desmatamento. Já as terras indígenas têm 25% da área da floresta e respondem por apenas 1% do desmatamento. A sessão será realizada às 10h no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/31/sessao-tematica-recebe-ministros-para-debater-situacao-da-amazonia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Debatedores defendem regulamentação dos e-sports no Brasil — Senado Notícias

A subcomissão permanente sobre esporte, educação física e de categoria de base debateu com especialistas o PLS …