Subcomissão fará audiência pública sobre doenças de armazenamento de glicogênio — Senado Notícias

A Subcomissão Permanente da Pessoa com Deficiência e a Subcomissão Temporária sobre Doenças Raras se reúnem na terça-feira (5), às 14h30, para debater questões relacionadas às glicogenoses. A audiência foi solicitada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR).

As glicogenoses, também chamadas dextroses ou doenças do armazenamento de glicogênio, são doenças secundárias a um erro no metabolismo, o qual resulta em concentrações alteradas de glicogênio no organismo, principalmente no fígado e nos músculos.

Pessoas com glicogenose têm um quadro de acúmulo de glicogênio no fígado, apresentando episódios de hipoglicemia frequentes. A doença, que não tem cura e pode levar à morte, tem sido controlada com dietas alimentares. Existem mais de 10 diferentes tipos dessas doenças, dependendo do defeito enzimático encontrado e do órgão afetado.

Arns diz que é preciso compreender o metabolismo dos diferentes tipos de glicogênio no organismo humano. Pois além da relevância no fornecimento energético e no controle da glicemia, o glicogênio pode estar relacionado a diversos tipos de doenças que comprometem a saúde do ser humano, especialmente pela deficiência de enzimas de vias anabólicas e catabólicas.

Foram convidados para participar da audiência pública representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina, da Associação Brasileira de Glicogenoses Hepáticas e Musculares, da Coordenação Geral das Pessoas com Doenças Raras do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Além da médica geneticista, Carolina Fischinger Moura de Souza; e pessoas com glicogenoses hepáticas e musculares.

Conferência internacional

Em Porto Alegre, entre 14 e 16 de novembro, acontece a 5ª Conferência Internacional GSD (IGSD2019). O objetivo da conferência é conectar especialistas e pacientes da doença de armazenamento do glicogénio (GSD), compartilhar ideias, estimular a colaboração internacional e melhorar as perspectivas futuras do melhor atendimento da Glicogenose hepática e muscular a todos os pacientes e familiares.

A audiência será de caráter interativo e acontecerá na sala 9, da ala Senador Alexandre Costa, no anexo II do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/01/subcomissao-fara-audiencia-publica-sobre-doencas-de-armazenamento-de-glicogenio.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …