Comissão de Aprimoramento e Elevação do Direito do Trabalho inicia atividades – OAB

A Comissão Ampla de Aprimoramento e Elevação do Direito do Trabalho realizou a primeira reunião nesta segunda-feira (4), na sede da OAB Nacional.  O ex-presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, declarou oficialmente abertas as atividades do colegiado que tem como coordenadores o presidente da Comissão Nacional de Direitos Socias, Antônio Fabrício Gonçalves; e seus membros Nilton Correia e Marthius Sávio.

A comissão formada por representantes da advocacia, magistratura, procuradores do trabalho e professores universitários fará a análise e o estudo de mudanças realizadas na legislação trabalhista e dos impactos gerados com a reforma trabalhista e com a extinção do Ministério do Trabalho. O colegiado se dividirá em quatro grupos que vão tratar das temáticas: Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho (Sindical), Direito Processual do Trabalho e Direito Internacional do Trabalho.

“O resultado das discussões será a apresentação de anteprojetos de leis que visem proteger os direitos trabalhistas. O Direito do Trabalho vai ser visto a partir de seus princípios e bases trazendo, mais uma vez, a participação da OAB em um tema fundamental que é o dia a dia do trabalhador e da empresa, das regras do Direito do Trabalho”, afirmou Antônio Fabrício.

No primeiro dia de atividades foram debatidas questões como o acesso à Justiça, jornada de trabalho, remuneração, igualdade salarial, dispensas coletivas, greve, comum acordo, saúde e proteção jurídica do trabalhador. A comissão também discutirá novas frentes de atuação e definiu um prazo de até o final de março do próximo ano para apresentar as propostas.

Ainda compõem a comissão os representantes da OAB, Jorge Pinheiro Castelo e João Lima Teixeira Filho; da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Marcelo Augusto Souto de Oliveira, Luiz Eduardo Soares Fontenelle e Noêmia Aparecida Garcia Porto; da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Alberto Guiliano de Oliveira, Ângelo Fabiano Farias da Costa e Anna Barbosa Táboas; da Associação de Advogados Trabalhistas (ABRAT) Daniela Muradas e Luís Carlos Moro, também representando a Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (JUTRA); do Fórum Interdisciplinar de Direitos Sociais (FIDS), Mauro de Azevedo Menezes; do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez e Henrique Cláudio Maués e do corpo docente, Sidnei Machado.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57706/comissao-de-aprimoramento-e-elevacao-do-direito-do-trabalho-inicia-atividades.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …