Izalci Lucas afirma que a maioria da população é contrária à liberação das drogas — Senado Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) registrou, nesta segunda-feira (4) em Plenário sua participação, com sua família, na Marcha das Famílias contra as Drogas, que reuniu representantes da sociedade, de movimentos religiosos, de entidades antidrogas e políticos no último domingo.

Segundo ele, o evento, inédito no país, ocorreu em vários estados e no Distrito Federal, tendo como objetivo transmitir aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a posição da sociedade em relação ao tema, demonstrado a eles que a maioria é contrária à liberação das drogas. Ele disse que os ministros estão às vésperas de votar uma ação da Defensoria Pública de São Paulo, que pede a eliminação do art. 28 da Lei 11.343, de 2006 (Lei Antidrogas), que proíbe uso, porte, compartilhamento e armazenamento de drogas e plantação de maconha.

— O Recurso Extraordinário nº 635.659, da Defensoria Pública, começou a ser julgado em 19 de agosto de 2015, com três dos onze ministros votando pela eliminação do art. 28. Gilmar Mendes votou pela liberação de todas as drogas e Luís Roberto Barroso e Edson Fachin pela liberação da maconha — afirmou Izalci.

O senador afirmou que manifestações contra as drogas são oportunas e têm objetivo de alertar às autoridades e à sociedade sobre os riscos da descriminalização das drogas para os jovens do país.

— A Organização Mundial da Saúde tem alertado para o fato de que experimentar drogas é correr o risco da dependência, doença do cérebro que dificulta parar o uso. O uso das drogas está entre os maiores responsáveis pela morte prematura e pela perda de vida saudável e produtiva. […] Fato grave, também denunciado pela Confederação Nacional dos Municípios, é que em 86% dos municípios brasileiros o uso de drogas, principalmente do crack, já prejudica a saúde, a educação, a assistência social e a segurança — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/04/izalci-lucas-afirma-que-a-maioria-da-populacao-e-contraria-a-liberacao-das-drogas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Advocacia do Senado será homenageada em Plenário pelos 25 anos de atuação — Senado Notícias

Na próxima quarta-feira (27), às 10h, será realizada sessão especial em Plenário para homenagear os …