OAB defende importância dos conselhos profissionais em debate na Câmara – OAB

Em debate na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a OAB Nacional defendeu a importância dos conselhos profissionais para a garantia da prestação de bons serviços à sociedade. O colegiado da Câmara realizou uma audiência pública, nesta terça-feira (5), para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, que altera e limita a atuação desses conselhos.

O presidente da Comissão Nacional de Legislação da OAB, Ticiano Figueiredo, foi o representante da advocacia no debate. Dirigentes de outros conselhos profissionais, membros do Ministério da Economia e parlamentares também participaram da audiência pública. Ticiano Figueiredo destacou a importância do funcionamento dos conselhos profissionais e relevância das entidades para toda a coletividade.

“A preocupação número um da OAB é com o seu profissional e com a forma como ele irá atender a sociedade. O que nos inquieta muito é que a aprovação da PEC, da maneira como está, pode significar que teremos atividades essenciais carentes de fiscalização e depois a sociedade é quem vai pagar esse preço”, afirmou Ticiano Figueiredo.

Ele apresentou ainda aos parlamentares uma proposta de uma releitura do texto e a construção de um caminho de consenso entre o parlamento, o Executivo e os conselhos profissionais. Para Ticiano Figueiredo, as entidades sérias, que atuam efetivamente na fiscalização das atividades de seus profissionais, devem ser preservadas, para garantir a segurança da sociedade.

“O que a OAB vem pedir é que a leitura dessa PEC venha a ser feita dentro dos serviços e das atividades de natureza essencial. Vamos criar um diálogo com o Ministério da Economia e com o parlamento. Vamos amadurecer o tema e zelar pela sociedade, tendo em vista que ela é a destinatária final de todos esses serviços”, disse Ticiano Figueiredo.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57711/oab-defende-importancia-dos-conselhos-profissionais-em-debate-na-camara.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …