Prédio anexo do TJ-RS é inaugurado na Capital – Jornal do Comércio

Com uma área de 51 mil metros quadrados, 14 pavimentos, três subsolos e 176 gabinetes, foi inaugurado, na última quarta-feira, o prédio anexo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O espaço oferece uma série de iniciativas sustentáveis aliadas à funcionalidade e modernidade das instalações.

A obra iniciou, efetivamente, em 2011. No entanto, por conta de uma crise financeira que atingiu a empresa vencedora da licitação, os trabalhos foram paralisados devido a uma recuperação judicial, que culminou na rescisão do contrato. Em 2014, as construções foram retomadas pela empresa Tecnologia em Construção Ltda (TECON). O prazo para a conclusão foi de 60 meses e a estrutura do prédio foi concluída em janeiro de 2018. Ao longo de quase 10 anos, a obra foi construída com recursos oriundos de receitas próprias do Poder Judiciário estadual.

O projeto arquitetônico da nova estrutura buscou atender a todas as demandas pré-estabelecidas no programa de necessidades da edificação com o melhor aproveitamento da área disponível para construção, respeitando padrões de dimensionamento e de acessibilidade universal, definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Resolução 114/2010.

O espaço conta com 228 câmeras de monitoramento, além de um sistema de gestão inteligente de recursos. Com isso, é possível promover a redução no consumo de água e energia. Outra novidade é o telhado verde, coberto de plantas nativas. O objetivo, conforme o TJRS, é colaborar com o isolamento térmico, reduzindo gastos com ar condicionado.




Fonte Oficial: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jornal_da_lei/2019/10/710305-predio-anexo-do-tj-rs-e-inaugurado-na-capital.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Lula discursa no PT: “Eu tomei a decisão de ser preso” – Congresso em Foco

Solto há uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou aos companheiros de …