STF realiza julgamentos pela manhã e à tarde nesta quarta-feira (6) – STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira (6) sessões de julgamento pela manhã, a partir das 9h30, e à tarde, às 14h. Na pauta há processos sobre temas diversos, como tributação sobre salário-maternidade, renovação sucessiva de autorizações para interceptações telefônicas, constitucionalidade da submissão de visitantes de presídios a revistas íntimas e pedido da defesa do senador Acir Gurgacz de revisão criminal da sentença que o condenou por fraude contra o sistema financeiro.

Salário-maternidade

Para a sessão matutina, estão pautados dois recursos extraordinários com repercussão geral reconhecida. O primeiro é o RE 576967, que discute a constitucionalidade da inclusão do valor referente ao salário-maternidade na base de cálculo da contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração. No recurso, um hospital de Curitiba (PR) alega que o salário-maternidade não pode ser considerado como remuneração e que sua utilização na base de cálculo caracteriza nova fonte de custeio para a seguridade social. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso.

Militares

O outro recurso é o RE 596701, interposto contra decisão que julgou inconstitucional a cobrança de contribuição previdenciária sobre pensões e proventos de militares inativos entre a Emenda Constitucional (EC) 20/1998 e a EC 41/2003. A decisão também julgou legítima a cobrança a partir da promulgação da EC 41/2003, desde que instituída por lei específica posterior a essa emenda.

Cide-combustíveis

Ainda na pauta da manhã estão quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade, entre elas o referendo da liminar deferida na ADI 5628 pelo ministro Teori Zavascki (falecido). A ação trata do repasse da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre combustíveis sem deduções da Desvinculação das Receitas da União (DRU) aos estados e ao Distrito Federal. A ação foi ajuizada pelo Governo do Acre e tem como interessadas várias unidades da Federação. São questionados dispositivos das leis federais que fixaram o percentual de pagamento da Cide-combustíveis. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Marco Aurélio.

Falta grave de condenado

À tarde, no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 972598, de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, o Plenário deverá decidir se a apuração de falta grave de condenado exige instauração prévia de processo administrativo disciplinar (PAD). No caso dos autos, o Ministério Público estadual contesta decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que desconsiderou a existência de falta grave por fuga de uma sentenciada e a consequente regressão da pena. Para o TJ-RS, a instauração de PAD seria imprescindível para o reconhecimento de falta grave, observado o contraditório e a ampla defesa.

Interceptação telefônica

O RE 625263 discute a possibilidade de renovação sucessiva de autorização de interceptação telefônica para fins de investigação criminal, sem limite definido de prazo. A Lei 9.296/1996 estabelece que as escutas só podem ser feitas com ordem judicial fundamentada e por no máximo 15 dias, renováveis por igual período, quando comprovada a indispensabilidade desse meio de prova. Já o artigo 136 da Constituição Federal permite a quebra de sigilo telefônico em caso de decretação de estado de defesa, cuja duração não será superior a 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez. O recurso em pauta questiona decisão que não admitiu renovações sucessivas por falta de previsão na lei.

Revista íntima em presídio

Outro tema em discussão é objeto do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620, em que o Plenário decidirá se a revista íntima para ingresso em presídio viola princípios constitucionais. Em debate estão os princípios da dignidade da pessoa humana e da proteção à intimidade, à honra e à imagem do cidadão. O caso envolve questionamento de decisão do TJ-RS que absolveu da acusação de tráfico de drogas uma moça que levava 96g de maconha no corpo para entregar ao irmão, preso no Presídio Central de Porto Alegre (RS).

O julgamento tem transmissão ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.
Confira, abaixo, todos os temas pautados para a sessão desta quarta-feira:

Sessão das 9h30

Recurso Extraordinário (RE) 576967 – Repercussão Geral 
Relator: ministro Luís Roberto Barroso
Hospital Vita Batel S/A x União
O STF vai decidir se é constitucional a inclusão do salário-maternidade na base de cálculo da contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração. O hospital sustenta que o pagamento recebido pela gestante no período em que permanece afastada do trabalho não tem natureza salarial, o que impediria a incidência da contribuição. A União contra-argumenta que a empregada continua a fazer parte da folha de salários durante o afastamento e que o empregador tem a obrigação de remunerá-la conforme a legislação.

Recurso Extraordinário (RE) 596701 – Repercussão geral 
Relator: ministro Edson Fachin
Estado de Minas Gerais x Délcio Marques dos Santos
O estado questiona decisão que julgou inconstitucional a cobrança de contribuição previdenciária sobre pensões e proventos de militares inativos no período compreendido entre as Emendas Constitucionais (ECs) 20/1998 e 41/2003 e legítima a cobrança a partir da promulgação desta última, desde que instituída por lei específica posterior. Segundo a argumentação, "não se pode aplicar aos militares o que é disposto exclusivamente no interesse dos servidores civis e do regime geral de previdência".

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5628 – Referendo na medida cautelar  
Relator: Alexandre de Moraes
Governo do Acre x Presidente da República e Congresso Nacional
Retorno de vista do ministro Marco Aurélio na ação em que o governador do Acre questiona dispositivo que determina a dedução da parcela referente à Desvinculação das Receitas da União (DRU) do montante a ser repartido com estados e Distrito Federal. Trata-se de abatimento sobre a arrecadação da Cide-combustíveis (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural e álcool e seus derivados). O governo do Acre questiona a validade da parte final do artigo 1º-A da Lei 10.336/2001, que trata da instituição da Cide-combustíveis, e do artigo 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), com a redação dada pela Emenda Constitucional 93/2016. Votou apenas o atual relator, ministro Alexandre de Moraes, no sentido de confirmar a limitar deferida pelo ministro Teori Zavascki (falecido).

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2934 
Relatora: ministra Cármen Lúcia
Procurador-geral da República x Presidente da República e Congresso Nacional
A ação questiona dispositivos da Lei 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos) que garantem o direito ao recebimento integral dos salários a servidores que se afastem do serviço para concorrer a cargo público. O procurador-geral da República sustenta que a norma confere tratamento diferenciado entre servidores públicos e empregados do setor privado, que não recebem salário nessa situação. O argumento central da ação é a ofensa ao princípio constitucional da isonomia. 

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2217 
Relator: ministro Marco Aurélio
Governador do Rio Grande do Sul x Assembleia Legislativa
Julgamento de mérito da ação que questiona a Lei estadual 11.451/2000 que criou os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), com definição de estrutura, atribuições e competências, e alterou lei anterior que dispunha sobre a criação, estruturação e funcionamento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). O Tribunal, por maioria, deferiu o pedido de liminar para suspender a eficácia da lei.

Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2900 
Relator: ministro Marco Aurélio
Procurador-geral da República x Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região
A ação questiona dispositivos do regimento interno do TRT da 3ª Região, com o argumento de que compete ao STF a iniciativa para elaborar lei complementar que cuide dos temas condizentes à organização e ao funcionamento do Poder Judiciário. Segundo a PGR, foram criados vantagens e direitos para magistrados não previstos na Lei Orgânica da Magistratura (Loman).

Sessão das 14h

Revisão Criminal (RCV) 5475 
Relator: ministro Edson Fachin
Acir Gurgacz x Ministério Público Federal
Revisão visão criminal, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, contra decisão da Primeira Turma do STF na Ação Penal (AP) 935, em que o senador foi condenado à pena de 4 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, pelo crime de fraude contra o sistema financeiro. A defesa contesta a pena-base e sustenta a ocorrência de arrependimento e de reparação do dano por ato voluntário do parlamentar antes do oferecimento da denúncia. Diante disso, requer o deferimento dos efeitos da tutela para suspender a execução provisória da pena até o julgamento final da revisão criminal, entre outros pedidos. A tutela de urgência requerida pela defesa foi indeferida pelo Plenário do STF, por maioria de votos, no julgamento de petição autônoma (TPA 5). O STF decidirá se o acórdão condenatório é contrário ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos e se estão presentes os requisitos do arrependimento posterior.

Recurso Extraordinário (RE) 972598 – Repercussão geral 
Relator: ministro Luís Roberto Barroso
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul x Maria Edna Silva de Paiva
Está em discussão a necessidade de instauração de procedimento administrativo disciplinar (PAD) para o reconhecimento da prática de falta grave durante o cumprimento da pena. O STF vai decidir se a oitiva do condenado pelo juízo da execução penal em audiência de justificação realizada na presença do defensor e do Ministério Público afasta a necessidade de abertura de PAD ou se supre eventual ausência ou insuficiência de defesa técnica no procedime instaurado para apurar a prática de falta grave.

Recurso Extraordinário 625263 – Repercussão Geral 
Relator: ministro Gilmar Mendes
Ministério Público Federal x Isidoro Rozenblum Trosman
O recurso discute a possibilidade de prorrogações sucessivas do prazo de autorização judicial para interceptação telefônica. De acordo com a decisão questionada, como não há previsão de renovações sucessivas na Lei 9.296/1996, não é possível admiti-las. O Ministério Público Federal, no recurso, sustenta que houve afronta ao direito fundamental à segurança da sociedade e do Estado na negativa de prorrogação das interceptações realizadas por quase dois anos e que não foi valorada adequadamente as circunstâncias específicas do caso. 

Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620 – Repercussão geral 
Relator: ministro Edson Fachin
Ministério Público do Rio Grande do Sul x Salete Suzana Ajardo da Silva
O recurso discute a ilicitude da prova obtida a partir de revista íntima de visitante em estabelecimento prisional por ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana e à proteção ao direito à intimidade, à honra e à imagem. A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu que, para entrar no estabelecimento prisional, a acusada teria que se submeter à revista, o que torna impossível a consumação do delito. Segundo o Ministério Público, a decisão, a pretexto de prestigiar princípios fundamentais, criou situação de imunidade criminal e concedeu espécie de salvo-conduto a pessoas que pretendam entrar no sistema carcerário com substâncias proibidas em suas partes íntimas.

AR/VP

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=428859.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Supremo condena mais 14 réus por participação nos atos antidemocráticos de 8/1 – STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 14 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 …