Brasil e Brics serão temas do Encontro Interlegis nesta quinta — Senado Notícias

Será realizado nesta quinta-feira (7), no auditório do Interlegis/ILB, o “Encontro Interlegis: Brics — Riscos e Oportunidades — para onde vai o Brasil?”. O evento reunirá especialistas e parlamentares para debater aspectos econômicos e políticos das relações entre os países que compõem o grupo.

O termo Brics foi criado em 2001 para designar um conjunto de potências emergentes no cenário econômico internacional. O grupo reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que juntos representam mais de 40% da população mundial, ocupam um quarto do território global e possuem um PIB combinado de aproximadamente 18 trilhões de dólares, segundo dados oficiais.

O objetivo do debate, de acordo com o diretor-executivo do instituto, Márcio Coimbra, é fazer um contraponto ao posicionamento comum. Para ele, a China é um grande player internacional, e a relação do Brasil com o país asiático deve ter um enfoque mais atento.

— Em geral, em eventos como esse, só se discutem os benefícios destas parcerias, mas em um mundo cada vez mais comercialmente polarizado entre China e Estados Unidos, é preciso discutir o que significa fazer parte dos Brics — afirma.

Os interessados em participar podem ser inscrever no portal do Interlegis. O auditório Antonio Carlos Magalhães fica no térreo do Edifício Interlegis/ILB, na Av N2 Norte, Bloco 2 do Senado Federal. A abertura será realizada pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). Na sequência, nove painelistas se apresentarão pela manhã até o meio-dia e à tarde, de 14h às 17h. Também está prevista a participação do economista Ricardo Amorim. Perguntas e comentários poderão ser enviados por meio do portal e-Cidadania. Será expedido certificado mediante presença.

 

Com informações do Interlegis/ILB

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/06/brasil-e-brics-serao-temas-do-encontro-interlegis-nesta-quinta.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …