Click Jud deixa Judiciário na palma da mão do cidadão – AASP

Acompanhar a movimentação de determinado processo com apenas um clique. Esta é proposta do novo aplicativo desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CTI/TJMT), o Click Jud, que já está disponível para todo cidadão utilizar.

“O aplicativo tem o mérito dar transparência ao Poder Judiciário e possibilitar que o cidadão ou advogado faça a consulta processual de qualquer ação de qualquer sistema operacional, pois a consulta é unificada”, explica o juiz-auxiliar da Presidência, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro. “O app tem outras funcionalidades, como emissão de guias e certidões, buscas de pautas, audiências e sessões de julgamentos em diversos órgãos”, cita o magistrado. “O Click Jud tem um campo em que o advogado poderá consultar eventuais indisponibilidades do PJe e pedir para gerar uma certidão para assim restituir o prazo processual”, exemplifica.

De acordo com Saboia, a plataforma é responsiva, ou seja, o design se adapta ao tipo de tela em que é aberta. “Pode ser acessada tanto pelo celular quanto em uma estação de trabalho fixa ou laptop”, comenta. “Esta é mais uma ferramenta que garante transparência, principalmente das movimentações processuais. O cidadão pode fazer reclamação na Ouvidoria, denúncias e elogios, buscar informação acerca de algum serviço que ele queria utilizar, e ter acesso aos principais ramais do Tribunal”, enumera. “Tudo isso para tentar colocar a Justiça de fato nas mãos do cidadão”, completa.

Os servidores do Poder Judiciário ainda tem acesso a serviços exclusivos de informações funcionais.

O presidente da Comissão de Direito Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Gonçalo Adão de Arruda Santos, avalia que o Tribunal está no caminho certo na busca por automação da informação . “Isso facilita a vida de todos. Muitas vezes a advocacia tem que ligar nas varas para saber da movimentação processual e os servidores estão fazendo suas atividades, não conseguem atender a todos e com essa automação podemos ter a informação sempre em mãos”, acredita.

O advogado lembra que toda novidade requer uso para que atualizações sejam propostas e que ocorra a evolução da ferramenta. “Faço convite aos advogados que utilizem o aplicativo e façam suas sugestões de melhorias, só assim iremos avançar, afinal ninguém quer retroceder”, sugere.

Para acessar o aplicativo basta digitar no navegador clickjudapp.tjmt.jus.br , pedir para deixar o endereço em favoritos (para não precisar digitar o endereço novamente), fazer a autenticação (através das redes sociais e se for servidor do Poder Judiciário usar matrícula e senha) e já começar a usar a consulta processual).

Conheça a nova ferramenta AQUI

Alcione dos Anjos/ Fotos: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3393/3394/3409

Fonte: TJMT

Fonte: TJMT

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

A história por trás do vestido amarelo de Michelle Bolsonaro – Congresso em Foco

Estilista do polêmico vestido amarelo da primeira-dama , no desfile de 7 de setembro, fez …