Juros bancários impedem recuperação da economia e alavancam desemprego no país, diz Dário Berger — Senado Notícias

O senador Dário Berger (MDB-SC) lamentou nesta quarta-feira (6) em Plenário o índice de desemprego, que assola a população do Brasil. Ele classificou a situação como grave e observou que, apesar de os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aparentemente mostrarem um quadro estável, com leve melhora, é possível perceber uma piora no nível de emprego.

— Há outros dados muito preocupantes que não confirmam que essa primeira impressão de melhoria desse quadro está imperando. A categoria [de trabalhadores] ‘por conta própria’ chegou a 24,3 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto, o que representou um aumento de 4,7%. Portanto, nesse período, mais de 1,1 milhão de pessoas foram atingidas pelo trabalho ‘por conta própria’ em relação ao mesmo período de 2018. O número de empregados sem carteira de trabalho assinada atingiu aproximadamente o recorde de 11,8 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de 5,9%. Portanto, mais 661 mil pessoas — disse Dário Berger.

Para ele, os elevados juros praticados pelos bancos prejudicam os investimentos e impedem a recuperação da economia, aumentando ainda mais o desemprego no país.

— Há cerca de um ano a taxa de juros Selic estava aproximadamente em torno de 14,25% e os juros do cartão de credito 500%, e, mesmo havendo uma importante queda na taxa Selic não houve diminuição proporcional dos juros do cartão de crédito. Hoje, a taxa de cartão de crédito, se fosse obedecer à proporção da redução da taxa Selic, seria em torno de 175%, mas os bancos estão cobrando mais de 300% no cartão de crédito, o que é inaceitável, inadmissível! — criticou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/06/juros-bancarios-impedem-recuperacao-da-economia-e-alavancam-desemprego-no-pais-diz-dario-berger.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …