Lidos os requerimentos para criação de CPIs da Chapecoense e das ONGs — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, leu em Plenário nesta terça-feira (5) dois requerimentos para criação de CPIs. O primeiro pede uma comissão para investigar a razão de os familiares das vítimas do voo da Chapecoense ainda não terem recebido suas indenizações. A CPI será composta por 11 membros titulares e 7 suplentes e terá 180 dias para concluir seus trabalhos.

Os senadores Esperidião Amin (PP-SC), Dário Berger (MDB-SC) e Jorginho Mello (PL-SC) são os primeiros defensores da CPI. Segundo Esperidião Amin, o fato de as famílias ainda não terem recebido a indenização é um desafio para o estado de direito e uma agressão ao direito de brasileiros.

— É mais que uma vergonha, isso é um ultraje. Essa luta vai completar três anos — registrou o senador.

No dia 29 de novembro de 2016, o time da Chapecoense fretou um voo para Medellin, na Colômbia, onde iria disputar a final da Copa Sul-americana contra o Atlético Nacional. O avião, no entanto, caiu pouco antes da previsão do pouso. Entre passageiros e tripulantes, 71 pessoas morreram na queda do avião e seis foram resgatadas com vida. Desde então, os familiares das vítimas têm lutado para receber a indenização a que têm direito, sem sucesso.

ONGs na Amazônia

Também foi lido o requerimento para a criação de uma CPI para apurar as causas da ampliação do índice de desmatamento na Amazônia. A comissão também vai analisar os impactos da paralisação do Fundo da Amazônia e a utilização de recursos do exterior por ONGs que atuam na região.

A CPI, que teve o senador Plínio Valério (PSDB-AM) como primeiro signatário, terá 120 dias para concluir seus trabalhos e será composta por 11 titulares e 7 suplentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/05/lidos-os-requerimentos-para-criacao-de-cpis-da-chapecoense-e-das-ongs.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central — Senado Notícias

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do …