Omar Aziz condena fala de Eduardo Bolsonaro sobre reedição do AI-5 — Senado Notícias

Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (5), o senador Omar Aziz (PSD-AM) elogiou a nota oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e condenou recente fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a possibilidade de reedição do Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento editado em 1968 que tornou ainda mais brutal a ditadura militar iniciada em 1964.

— Uma coisa que o deputado Eduardo Bolsonaro tem que entender é que, se existisse o AI-5, com certeza o presidente do Brasil não seria um capitão. Seria um general, que está dando apoio a isso. Quem tem que estar alerta a isso, a essa declaração do Eduardo, é o próprio presidente Bolsonaro, porque, a partir do momento em que o Eduardo Bolsonaro prega o AI-5, quem vai ser presidente no AI-5 não vai ser capitão, não, vai ser general! Vai ser general! — afirmou Omar Aziz.

O senador disse ainda que Eduardo é deputado federal e Jair Bolsonaro é presidente da República justamente por o Brasil ser uma “democracia plena em que o povo pode votar, em que o povo pode escolher”. Para Omar Aziz, o deputado cometeu um “equívoco profundo”.

— É uma pena que vossa excelência traga à baila um negócio tão ruim para o país, para a democracia. Não se esqueça, deputado Eduardo Bolsonaro: a democracia proporcionou que hoje nós tivéssemos um capitão reformado presidente da República. Foi o voto direto. Não foi o AI-5, não! Pelo AI-5, seria o general Heleno, seria outro general, menos um capitão. Por isso, eu te perdoo, Eduardo Bolsonaro, porque você não sabe o que está falando. Você está conspirando contra o presidente Jair Bolsonaro quando você insinua o AI-5. Você não sabe que, a partir do momento em que se decretar o AI-5 no Brasil, o Congresso é fechado, e o presidente não será um capitão, será um general — concluiu Omar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/05/omar-aziz-condena-fala-de-eduardo-bolsonaro-sobre-reedicao-do-ai-5.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …