Joice Hasselmann vai à CPI das Fake News no próximo dia 20 – Congresso em Foco

A ex-líder do governo no Congresso Joice Hasselmann (PSL-SP) terá a chance de denunciar as milícias digitais que, segundo ele, fazem campanha de difamação nas redes sociais contra ela e outras figuras públicas. O depoimento dela à comissão parlamentar mista de inquérito foi remarcado para o próximo dia 20. Inicialmente, seria no dia 13. Mas, como o Congresso só trabalhará segunda e terça-feira da próxima semana, as reuniões foram adiadas.

Este será o segundo depoimento de um ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro a falar à comissão. Na semana passada, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) denunciou a participação de assessores do Palácio do Planalto em um esquema de disseminação de fake news.

Em discurso emocionado na última terça, Joice reclamou dos ataques e das ameaças que tem recebido nas redes sociais, disse que não se intimida e que vai identificar e levar à Justiça a “gangue” que faz campanha difamatória contra ela. A deputada também relatou que tanto ela quanto seus filhos já foram ameaçados de morte. Nesse momento, ela chorou.

> De Caetano Veloso a Taís Araújo, CPI das Fake News será palco de artistas

“Não vai existir homem com mandato, sem mandato, seja o que for, deputado, senador, presidente — não me interessa! —, não vai existir homem, nem mulher que vai fazer isso com a minha família. É pela minha família e é pela família de todos vocês, porque se nós não pararmos essa esquizofrenia, essa loucura, essa gangue, não teremos como reconstruir este Brasil, não teremos como reconstruir este país”, discursou.

A audiência pública sobre proteção de dados, que seria dia 12, foi transferida para 19 de novembro. Serão ouvidos, na ocasião, o Delegado Emerson Wendt, especialista em crimes cibernéticos e segurança digital; Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, e Pablo Cerdeira, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade e do Centro de Big Data da FGV.

Veja o discurso de Joice:

Campanha do Congresso em Foco no Catarse

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

STJ suspende expediente na quarta (13) e na quinta-feira (14) – AASP

Em razão da XI Cúpula dos Países do Brics, que ocorre em Brasília na quarta e …