OAB participa de abertura de curso nacional sobre precedentes judiciais – OAB

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, representando o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou da abertura do 1º Curso Nacional sobre Precedentes Judiciais, nesta quarta-feira (6), realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O evento é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e integra o programa de formação continuada de magistrados. Durante o curso, com duração de três dias, os participantes vão discutir aspectos teóricos e práticos do sistema de precedentes instituído pelo Código de Processo Civil (CPC) de 2015.

Na palestra inaugural, Luiz Viana destacou o papel dos magistrados de primeiro grau na construção do sistema de precedentes. Para ele, quando se pensa na maneira como o tema foi instituído pelo CPC, a tendência é olhar sempre para cima, para os tribunais superiores.

Contudo, observou que os precedentes começam a ser formados já na primeira instância. “São os juízes de primeiro grau que têm a responsabilidade de começar a construir qual é a razão de decidir daquele caso concreto e que poderá servir de diretriz, não apenas para ele, que está julgando, mas para toda a cadeia de competência, se vai chegar ou não na formação de um precedente consolidado”, disse Viana. 

Com informações do STJ

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57725/oab-participa-de-abertura-de-curso-nacional-sobre-precedentes-judiciais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Nota sobre denúncia do jornalista Glenn Greenwald – OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do seu Observatório da Liberdade de Imprensa, …