José Dirceu pede soltura e juiz aguarda manifestação do MPF – Congresso em Foco

Preso no Complexo Médico Penal em São José dos Pinhais (PR) desde maio, o ex-ministro da Casa Civil (governo Lula), José Dirceu entrou com pedido de soltura. O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, solicitou para que o Ministério Público Federal (MPF) se manifeste sobre o pedido.

> Lula deixa a prisão, ataca Moro e Bolsonaro e diz só ter amor no coração

O pedido da defesa de Dirceu se baseou no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu como inconstitucional a prisão em segunda instância. Porém, segundo o despacho do juiz, há um pedido de prisão preventiva expedido em março de 2017.

A defesa do ex-ministro contestou a decisão e afirmou que um habeas corpus julgado pelo STF revogou a ordem de prisão cautelar contra Dirceu.

O juiz determinou que o MPF tem até cinco dias para se manifestar sobre o pedido.

O ex-presidente Lula foi solto nesta sexta-feira (8). O juiz Danilo Pereira decretou sua soltura baseado no julgamento do Supremo.

> Deputado do PSL prega golpe ao STF: “Se precisar de um cabo estou aqui”

Campanha do Congresso em Foco no Catarse

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Lula vai avaliar candidatura do PT em SP somente após Congresso do partido – Congresso em Foco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só vai se debruçar sobre a intenção …