Bolsonaro decide sair do PSL e fundar novo partido – Congresso em Foco

O presidente Jair Bolsonaro decidiu se desfiliar do PSL e tomar a iniciativa de criar um novo partido. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com aliados do presidente da República. O anúncio oficial será feito na terça-feira (12) em reunião com deputados do PSL. No encontro será divulgado o nome da nova legenda.

Foi convidada toda a bancada do PSL na Câmara dos Deputados com exceção de nomes que Bolsonaro considera que o agrediram. Entre os vetados estão o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE), Joice Hasselmann (SP), Júnior Bozzella (SP) e Delgado Waldir (GO).

Bolsonaro vive uma crise interna com PSL, partido pelo qual foi eleito presidente da República em 2018.

A crise na sigla do presidente da República foi destacada pelo Congresso em Foco em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada.

O clima piorou no dia 8 de outubro, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer da sigla. Desde então, troca de farpas estão acontecendo dos dois lados. Bolsonaro e seus aliados têm sido mais ferrenhos; do outro, o presidente do partido, Luciano Bivar, e deputados que não fazem parte da ala mais bolsonarista.

Como alternativas, o entorno do presidente avaliava o Patriota e o Republicanos (ex-PRB), mas prevaleceu a ideia de criar uma nova sigla.

No dia 28 de outubro, Bolsonaro já havia falado sobre a possibilidade. O presidente disse em entrevista coletiva em Abu Dabi que poderia criar uma nova legenda chamada de Partido da Defesa Nacional (PDC).

> PSL se livrará de xiitas e folclóricos, diz aliado de Bivar

Campanha do Congresso em Foco no Catarse

 

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Parlamentares prometem artilharia pesada contra Bolsonaro na COP – Congresso em Foco

Parlamentares brasileiros estão em Madri para da 25ª edição da Conferência do Clima (COP-25). No …