OAB integra Pacto Global das Nações Unidas – OAB

A ONU confirmou, nesta quarta-feira (13), a entrada do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como membro do Pacto Global das Nações Unidas. A iniciativa lançada em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, para desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030 que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030.

“O ingresso do Conselho Federal da OAB nessa iniciativa é fundamental, pois aproxima, ainda mais, a advocacia brasileira das atividades da ONU e possibilita a participação em debates de espectro internacional de extrema relevância a partir dos objetivos do Pacto Global, como, por exemplo, paz, justiça e instituições eficazes”, afirmou Bruno Barata, secretário da Comissão Nacional de Relações Internacionais.

Histórico

Em 23 de maio de 2019, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, encaminhou uma carta ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres, solicitando o ingresso da OAB no Pacto Global e assumindo o compromisso de cumprir os princípios do acordo, relacionados a Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Veja aqui a carta de adesão da OAB ao Pacto Global da ONU

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57746/oab-integra-pacto-global-das-nacoes-unidas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …