Lucas Barreto pede a Bolsonaro que revogue decreto que criou a Renca — Senado Notícias

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) pediu nesta terça-feira (19) em Plenário que o presidente da República, Jair Bolsonaro, revogue o decreto que em 1984 criou a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), uma área de cerca de 4,6 milhões de hectares, situada entre os estados do Pará e do Amapá. Ele acrescentou que nessa região há reservas minerais de ouro, ferro, fosfato e titânio.

Para o parlamentar, a decisão adotada na década de 80, no governo de João FIgueiredo (1918-1999), não teve critérios técnico-geológico ou propósitos ambientais, mas se baseou num “forte nacionalismo” e numa “aversão ao capital estrangeiro”. O senador afirmou que o setor mineral e o agronegócio reclamam há décadas a revogação da Renca.

Lucas Barreto destacou a presença na reserva de grande quantidade de fósforo, cuja exploração, continuou, poderá projetar o Amapá como um grande fornecedor de insumos para o agronegócio do Brasil, do platô das Guianas e de outras nações. A revogação do decreto que criou a Renca permitirá ainda, segundo ele, a abertura à “mineração sustentável” de cerca de 44 % da área.

O que falta mesmo é um debate qualificado que permita a todos, em especial à população e aos governos do Pará e Amapá, conhecer o potencial das riquezas minerais dessa reserva e seus limites e como, e pela melhor forma e com sustentabilidade, poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social desses Estados e do próprio Brasil — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/19/lucas-barreto-pede-a-bolsonaro-que-revogue-decreto-que-criou-a-renca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Pacheco comenta melhor avaliação do Congresso em duas décadas — Senado Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou, nesta quarta-feira (27), o levantamento do Instituto …