Condições de trabalho em navios de cruzeiro serão tema de debate na CDH — Senado Notícias

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove audiência pública nesta segunda-feira (25), às 14h30, para debater as condições de trabalho, inclusive mortes de tripulantes brasileiros, em navios de cruzeiros. O debate foi requerido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão.

O crescimento do turismo de cruzeiros marítimos gera milhares de empregos com salários atrativos, pagos em dólar ou euro. Entretanto, as condições de trabalho em alto-mar, a bordo de navios, podem ser exaustivas e até degradantes. A carga horária pode chegar a 16 horas por dia, geralmente sem folgas. Um dos problemas é definir qual legislação deve ser aplicada aos tripulantes, já que muitos trabalham em costa estrangeira ou águas internacionais.

Para discutir o assunto foram convidados Angela Teberga de Paula, professora e pesquisadora; Mauricio Coentro de Pais de Melo, procurador do trabalho; Paulo Regis Machado Botelho, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; Ana Carolina Alves Araújo Roman, procuradora da República; e Maurício Krepsky Fagundes, auditor fiscal do trabalho e chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Escravo (Detrae).

A audiência está marcada para o Plenário 6 na Ala Senador Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/21/condicoes-de-trabalho-em-navios-de-cruzeiro-serao-tema-de-debate-na-cdh.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CDR vota determinação de uso racional de água em cidades com pouca chuva — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) se reúne na quarta-feira (11), a partir das 9h, …