Ministro Luis Felipe Salomão acompanhará 2º turno das eleições do Uruguai — Tribunal Superior Eleitoral

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão participará como convidado do segundo turno das eleições no Uruguai, marcadas para o próximo domingo (24). O convite do presidente da Corte Eleitoral daquele país, José Arocena, foi direcionado à presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que designou, por meio da Portaria nº 885/2019, o ministro Salomão para representar a Justiça Eleitoral brasileira.

Para o ministro, a presença de representantes de outras democracias durante a votação faz com que se confira mais transparência, legitimidade e eficiência ao pleito.

De acordo com o magistrado, o intercâmbio de ideias e informações sobre o fluxo eleitoral, especialmente no momento crucial que é aquele que antecede o pleito e a apuração, tem uma dupla conotação. “Além de nos permitir verificar o que ocorre no processo eleitoral de países coirmãos, também permite verificar a lisura e a transparência do que está ocorrendo por lá, então, acho que essa dupla finalidade exerce duas funções relevantes”, afirmou.

Programação

O ministro Salomão chegará a Montevidéu, capital uruguaia, na sexta-feira (22), ocasião em que se reunirá com o embaixador brasileiro Antonio Simões. No sábado, participará de uma comitiva para visitar locais de votação e toda a preparação do pleito. Já no domingo, além de visitar outros locais de votação, o ministro irá acompanhar a apuração dos resultados. Após seu retorno, o ministro fará um relatório com suas observações para a Presidência do TSE.

Candidatos

A votação do próximo domingo vai definir o presidente da República que sucederá Tabaré Vázquez. Os dois candidatos que concorrem ao segundo turno são: Daniel Martínez (Frente Ampla) e Luis Lacalle Pou (Partido Nacional).

Assim como no Brasil, o voto no Uruguai é obrigatório. Em todo o país, 2.699.847 eleitores estão aptos a votar no próximo domingo. O horário de votação será de 8h às 19h30 em 7.122 seções eleitorais, sendo 6.314 locais de votação urbanos e 808 rurais.

CM/JB

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Novembro/ministro-luis-felipe-salomao-acompanhara-2o-turno-das-eleicoes-do-uruguai.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Combate à desinformação pelo TSE é tema de palestra no Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário — Tribunal Superior Eleitoral

Na tarde desta sexta-feira (6), o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) …