Uma controvérsia histórica sobre empréstimo consignado – STJ

​Em sua 8ª edição, o informativo on-line MomentoArquivo, editado pela Secretaria de Documentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fala de um julgamento histórico que tratou de um tema presente na vida de milhões de brasileiros: o empréstimo consignado.

Depois de tomar o empréstimo em uma cooperativa de crédito, um servidor público questionou na Justiça os descontos em folha, alegando que o salário é impenhorável. O caso foi julgado em 2005 no STJ, sob relatoria do ministro Aldir Passarinho Junior, e o resultado teve grande importância para o sistema de crédito e a economia popular.

Sobre o informat​ivo

Com o objetivo de preservar a memória institucional do STJ e divulgar julgamentos marcantes realizados em suas três décadas de história, o MomentoArquivo é publicado na última semana de cada mês. Cada edição traz o relato de casos discutidos em processos custodiados pelo Arquivo Histórico do tribunal e que tiveram grande impacto social e jurisprudencial no país.   

O MomentoArquivo é produzido pela Seção de Atendimento, Pesquisa e Difusão Documental (Saped) e integra o Arquivo.Cidadão, espaço permanente no site do STJ criado para fomentar atividades de preservação, pesquisa e divulgação dos documentos históricos do tribunal.

Para chegar ao MomentoArquivo, acesse Institucional > Arquivo.Cidadão a partir do menu no alto da página.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/IMhGThaweOk/Uma-controversia-historica-sobre-emprestimo-consignado.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Exposição STJ 30 anos, 30 histórias tem visitação aberta até 19 de dezembro – STJ

​Nos últimos dois meses, o público que visitou a exposição multimídia STJ 30 anos, 30 …