Equipe de servidores do DPJ é premiada em encontro de tecnologia para o Judiciário

O Sistema de Alertas e Monitoramento de Processos (SAM),  um protótipo desenvolvido pela equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) foi o vencedor do 1º Hackaton, uma maratona de trabalho voltada para o desenvolvimento de softwares com soluções inovadoras que atendam aos desafios atuais do Sistema de Justiça. A competição integrou a programação do 12º Encontro Nacional de Tecnologia, Inovação e Cultura (Enastic), que este ano teve como foco a Justiça 4.0 e debateu a proposta “Desmaterializar para Exponencializar”.

O SAM foi desenvolvido para agilizar os trabalhos de uma vara Judicial que enfrenta o crescimento anual no número de processos devido à morosidade do trâmite processual e do crescimento da litigância entre os cidadãos. Os servidores Filipe Pereira da Silva, Igir Stemler, Rondon de Andrade Porto, Alexander da Costa Monteiro e Ricardo Marques Rosa integraram a equipe do CNJ.

O Enastic, ocorrido entre os dias 27 e 29 de novembro, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF) em Brasília, é uma realização da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF). O evento reuniu programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para criação de soluções específicas para um determinado desafio.

Realizado desde 2014, a cada edição o Enastic discute temas referentes a diferentes segmentos da justiça. A última edição, com foco no Justiça 4.0, contou com debates sobre Inteligência Artificial e os impactos que ela causará no futuro do ecossistema da justiça. O evento reuniu representantes do judiciário, especialistas de mercado, academia e profissionais da indústria criativa visando fomentar discussões sobre a digitalização e seus possíveis desdobramentos.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/equipe-de-servidores-do-dpj-e-premiada-em-encontro-de-tecnologia-para-o-judiciario/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=equipe-de-servidores-do-dpj-e-premiada-em-encontro-de-tecnologia-para-o-judiciario.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mais de 800 mil atendidos na XIV Semana Nacional de Conciliação

Separação amigável e reconstrução de laços. Direito ao nome social e pacificação comunitária. A garantia …